Leste 2 realiza assembleia em Belo Horizonte

Terminou nesta quinta-feira, 18, a Assembleia do Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo), realizada na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG). Cerca de 120 pessoas entres bispos, coordenadores de pastoral, padres e agentes de pastorais, movimentos e organismos do Regional participaram da assembleia que discutiu o tema “ação evangelizadora, desafios e oportunidades”.

O secretário executivo do Regional, padre Flávio Luis, e a professora do Centro de Geoprocessamento de Informações Pastorais e Religiosas da PUC Minas (CEGIPAR), Izabella Carvalho, apresentaram um diagnóstico prospectivo e propositivo da realidade pastoral do regional com base em  estudo de indicadores pastorais e georeferenciais.

A Assembleia tratou ainda do tema “Discipulado Criativo: como aproveitar melhor as oportunidades do mundo no trabalho eclesial”. A partir de análises conjunturais, assessores e convidados, refletiram e debateram sobre as oportunidades que o mundo contemporâneo oferece para tornar a ação evangelizadora ainda mais consistente.

O arcebispo de Juiz de Fora (MG), dom Gil Antônio Moreira, presidente da Comissão Regional de Bens Culturais da Igreja no Regional Leste 2 (CRBCI), falou, no dia 17, sobre o I Seminário Igreja e Bens Culturais realizado pelo Regional em outubro. De acordo com o arcebispo, o ano de 2011 será dedicado à criação das comissões de bens culturais arquidiocesanas para que, em 2012, aconteça o II Seminário.

Já o responsável pela Comissão de Comunicação do Regional, dom Décio Zandonade, bispo de Colatina (ES), apresentou, no mesmo dia, o resultado de um questionário sobre a comunicação enviado às dioceses do Regional.

Segundo dom Décio, os dados revelam que 60% das dioceses de Minas e do Espírito Santo contam com uma assessoria de comunicação e em 80% delas existem rádios ou algum trabalho voltado para esse veículo de comunicação. O questionário mostrou, ainda, que 70% das dioceses têm jornal impresso e mais de 90% já contam com sua página eletrônica na internet.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This