Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba

 

Senhora da Abadia é um dos muitos títulos atribuídos à Mãe de Jesus. É também a espiritualidade mariana de maior destaque em todo o Triângulo Mineiro, e tem sua Festa celebrada no dia 15 de agosto, na comemoração da Assunção de Nossa Senhora. É tempo de peregrinação de fé, expressão de confiança e esperança na resposta de Deus diante dos pedidos que são feitos por intercessão de Maria.

Na história bíblica, Maria foi a primeira pessoa a crer em Jesus Cristo, sendo, no entanto sua própria Mãe. Nela os seus devotos se consideram também seus filhos e irmãos adotivos de Jesus. De tudo isso surge um clima de familiaridade, de proximidade com o mistério da revelação de Deus. Foi um ato tão sublime com a intermediação de uma pessoa tão simples, a jovem de Nazaré.

Em tempos difíceis no Brasil, a Mãe de Jesus é contemplada como sinal de esperança, como uma luz que brilha no fundo do túnel. Ela renova e revigora as forças de um povo de fé, mas danificado pela trajetória da cultura do consumismo. Sinal forte que marca a identidade da esperança presente na vida do povo que caminhava pelo deserto confiante de que algo de novo estava para acontecer.

Em todos os tempos as pessoas experimentam realidades de morte. Hoje isso está muito visível no mundo da violência, nos assassinatos, no frenetismo do trânsito, na prática do aborto, nas mortes por doenças graves etc. Há sim um clima de desespero nas pessoas provocando total insegurança nas realidades terrenas. Muitos buscam conforto e proteção nas práticas populares da fé.

Sofremos as consequências de uma prática individualista de viver. Os encontros fraternos diminuíram drasticamente prejudicando as amizades verdadeiras. No Evangelho, Maria visita sua prima Isabel num clima de generosidade, de dedicação e doação. É uma prática que engrandece a pessoa e reforça seu propósito de vida com mais confiança. A grandeza do ser humano está na mútua doação.

Na figura de Maria, a Mãe de Jesus, encontramos aquilo que mais marca a dignidade da pessoa, a humildade. Ela aparece despida de qualquer tipo de grandeza e poder. É mulher dedicada no serviço, cheia de coragem e de quem quer ver a vida florescer. Nela podemos encontrar as grandes motivações para nosso seguimento de Jesus Cristo e de uma vida com mais sentido e realização.

Tags:

leia também