Maringá: 1ª Conferência Internacional de Ética e Direitos Humanos

O Instituto Humanitas Vivens, juntamente com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e o Departamento de Filosofia (UEM-DFL), promove, desde o dia 5, a 1ª Conferência Internacional de Ética e Direitos Humanos, no anfiteatro do Colégio Marista da cidade paranaense de Maringá. O evento termina no dia 8 e tem como tema principal “Ética em primeira pessoa”.

O evento conta com a presença e participação de dois importantes conferencistas, os professores: Claudinei Chitolina, da PUC-PR e Aldo Vendemiati, Decano da Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma.

Durante a conferência serão abordados os seguintes eixos temáticos: Especificidade Ética e Moral; Fenomenologia da Moralidade; Comportamento Ético; Livre Arbítrio; Virtudes Éticas e Dianoéticas; Direitos Humanos; Sabedoria e Justiça; Fortaleza e Temperança; Fundamentos da Moralidade; e Lei Moral e Consciência.

O evento foi aberto pelo professor Leomar Antônio Montagna. Em seguida houve uma apresentação cultural, seguida da 1ª conferência sobre “A pessoa humana e os desafios éticos contemporâneos, proferida pelo professor Claudinei.

Já nesta terça-feira, 6, o conferencista será o arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti. Em seguida é a vez de Aldo Vendemiati, com as palestras “A Fenomenologia da Moralidade” e “O comportamento humano e suas consequências morais”.

No dia 7 será realizada a palestra pelo professor da PUC-PR, Rodrigo Hayasi Pinto, às 19h. Após esse momento, o professor Aldo fará a apresentação da 4ª e da 5ª conferências, com os temas: “As virtudes éticas e dianoéticas” e “O fundamento da moralidade”, respectivamente. Logo em seguida, haverá a mesa redonda e a finalização dos trabalhos do dia.

No último dia do evento, 8, o início das atividades será dado pelo doutor José Aparecido Pereira. A 6ª conferência será proferida pelo professor Aldo, que falará sobre “A Lei moral e a consciência”.

Acontecerá também o lançamento do livro “Em primeira pessoa”, do professor Aldo.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This