Membros: Ecumenismo

  • Dom Francesco Biasin

Assessor

  • Pe. Marcus Barbosa Guimarães

 

Grupo de Reflexão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso (GREDIRE)

  • Dom Oneres Marchiori (Lages): Presidente anterior. Atua no diálogo e na proposta do Ensino Religioso.
  • Therezinha Motta Lima da Cruz (Brasília): Catequeta. Contribui também com o Ensino Religioso. Atua no CONIC e articula ecumenismo com a dimensão bíblico-catequética.
  • Pe. José Bizon (Casa da Reconciliação – São Paulo): Assessor anterior. Atua no Regional Sul 1, no diálogo católico-judaico e anglicano-católico. Dirige a Casa da Reconciliação. Leciona ecumenismo.
  • Pe. Elias Wolff (ITESC – Florianópolis): Atua no Regional Sul 4, no diálogo católico-pentecostal e católico-muçulmano. Coordena o Departamento de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso do ITESC. Leciona ecumenismo.
  • Pe. Gabriele Cipriani (CONIC – Brasília): Perito em ecumenismo e autor, com larga trajetória eclesial. Atua no CONIC.
  • Pe. Hugo Scheer (Vitória): Atua no Regional Leste 2, junto à arquidiocese de Vitória.
  • Pe. José Antônio Pecchia SJ (Salvador): Atua no Regional Nordeste 3, junto a instituições jesuítas. Colabora no diálogo católico-candomblé.
  • Pe. Marcial Maçaneiro: Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itália (2001). Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte (1998). Bacharel em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque (1989). Vice-diretor Geral da Faculdade Dehoniana (Taubaté, SP) e Coordenador do Curso de Teologia da mesma. Professor e Pesquisador na área do diálogo ecumênico e interreligioso.
  • Pe. Pedro Alberto Kunrath (PUC / RS – Porto Alegre): Atua no Regional Sul 3, junto a PUC-RS. Membro da Comissão Nacional Católico-Luterana. Leciona teologia.
  • Pe. Jurandyr Azevedo Araújo SDB (Belo Horizonte): Promotor da pastoral afro no Brasil e ex-assessor deste setor na CNBB. Consultor do Pontíficio Conselho para o Diálogo Inter-religioso (Santa Sé).

Casa da Reconciliação – Centro de Diálogo Ecumênico e Inter-religioso da CNBB

A “Casa da Reconciliação” é o centro de diálogo ecumênico e inter-religioso da CNBB, situado no coração da cidade de São Paulo, à Rua Afonso de Freitas 704 – Bairro Paraíso. Com longos anos de atuação, a Casa nasceu de uma doação dos Frades Franciscanos da Reconciliação – dos quais destacamos Frei Leonardo Martin, um pioneiro do diálogo ecumênico no Brasil.

Desde suas origens, a Casa da Reconciliação desenvolveu intensa agenda, consolidando-se como centro de referência para o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, não só para o Estado de São Paulo, mas todo o Brasil. Comporta banco de dados, biblioteca, secretaria e coordenadoria – hoje desempenhada pelo Pe. José Bizon – mestre em Teologia Ecumênica, professor, autor e ex-assessor da CNBB para a dimensão do diálogo entre Igrejas e Credos.

A Casa da Reconciliação acolhe as reuniões regulares da Comissão de Diálogo Religioso Católico-Judaico (DCJ) e da Comissão Nacional Anglicana Católico-Romana (CONAC). Nela tem sede o Movimento de Fraternidade de Igrejas Cristãs (MOFIC) – iniciativa histórica no cenário ecumênico, congregando Confissões de tradição católica, ortodoxa, anglicana e evangélica-reformada.

Confira o programa e a agenda anual da Casa da Reconciliação:
Av. Afonso de Freitas, 704 – Paraíso
CEP 04006-052 São Paulo, SP
Tel. (11) 3884-1544
Fax (11) 3885-5191
dcj@casadareconciliacao.com.br

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This