Mensagem ao Povo de Deus reunido na Província Eclesiástica de Aparecida

Em maio do próximo ano, dois importantes acontecimentos demandarão grande envolvimento de nossa Província: a realização da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe e a presença, nela, do Santo Padre Bento XVI. Sua Santidade visitará, pela primeira vez, a nossa pátria e presidirá, em Aparecida, a abertura da Conferência.

A Igreja presente no Continente está orando para que a próxima Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe produza, como as anteriores, frutos de justiça, paz, fraternidade e santidade de vida para nossos povos. Está orando para que, a partir do evento, se inicie uma grande missão em âmbito continental, a fim de que, em Jesus Cristo, nossos povos tenham vida em plenitude. O empenho na oração deve envolver, de modo mais profundo, o espaço onde a Conferência será realizada: a Província Eclesiástica de Aparecida.

A nós, de modo concreto e imediato, caberá, ainda, acolher os participantes da V Conferência e todos aqueles que desejem visitar Aparecida por ocasião da visita do Santo Padre.   Que todos se empenhem para que esse tempo de graça seja vivenciado em profunda comunhão com o espírito e os objetivos da  V Conferência.

De modo especial, a Província está convidada a expressar a cordialidade do povo brasileiro para com o Santo Padre, pastor universal da Igreja. Recebamos o Papa com fé e carinho. Na profissão de fé, que expressa a nossa identidade de cristãos, proclamamos: “Eu creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica”. A Igreja é apostólica porque se iniciou com os doze apóstolos escolhidos por Jesus; porque está fundada na fé que os apóstolos confessaram, ensinaram e testemunharam; e porque é governada pelos sucessores dos apóstolos: os bispos em  comunhão com o Papa, que é o sucessor de Pedro, principal apóstolo de Jesus.

Bento XVI é o 265º sucessor de Pedro. Ele vem governando a Igreja com muita sabedoria, humildade e santidade.  Virá visitar nossa pátria e inaugurar a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe. Virá para confirmar a nossa Igreja na fé, no amor, na esperança. Virá para iluminar, com sua palavra, a Igreja presente em nosso continente, para que ela se torne mais santa e missionária.

Determinamos que nas paróquias e comunidades da Província, a partir do primeiro dia de 2007, seja recitada, em toda celebração da Eucaristia, a oração pelo feliz êxito da   V Conferência. A oração, que foi composta por Bento XVI, seja também recitada nas reuniões, encontros e retiros. E que os párocos, sacerdotes, diáconos, catequistas e agentes de pastoral procurem explicar ao povo a importância da Conferência e da visita do Santo Padre.

Que a Mãe Aparecida, cuja casa vai abrigar os membros da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, interceda pela América Latina e Caribe. E interceda, de modo especial, por todo o Brasil e pela nossa Província Eclesiástica.

Dom Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de  Aparecida

Dom Carmo João Rhoden,  SCJ
Bispo da Diocese de Taubaté

Dom  Benedito Beni dos Santos
Bispo da Diocese de Lorena

Dom Moacir Silva
Bispo da Diocese de São José dos Campos

Dom Antonio Carlos Altieri, SDB
Bispo da Diocese de Caraguatatuba

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This