Mensagem aos presbíteros, reunidos em curso de formação permanente

 

MENSAGEM AOS PRESBÍTEROS, REUNIDOS EM CURSO
DE FORMAÇÃO PERMANENTE

“Escolhidos entre os homens e constituídos em favor da humanidade” (cf. Hb 5, 1).

O Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, reunido entre os dias 28 a 30 de agosto de 2012, acompanha os presbíteros dos Regionais Centro Oeste, Sul 2 e Noroeste, bem como os dos demais Regionais que se encontram no processo de convivência e de formação permanente anuais.

Pelo sacramento da ordem, vocês presbíteros, são configurados, de modo especial, a Jesus Cristo Pastor. São chamados a serem homens da misericórdia e da compaixão, próximos ao povo e servidores de todos, particularmente dos que sofrem grandes necessidades. Assim vocês se tornam mestres da Palavra, ministros dos Sacramentos e guias da Comunidade, tendo em vocês mesmos um novo gênero de vida, que os une a Cristo com um vínculo original, inefável e irreversível e os habilita a agir “in persona Christi” (Cf. PDV, 15).

Diletos presbíteros, “a vocação ao discipulado missionário é con-vocação à comunhão na Igreja” (DAp, 156). Por isso, vocês são protagonistas na “na formação de leigos missionários. Só através da multiplicação deles poderemos chegar às exigências missionárias do momento atual” (DAp, 174). Neste sentido, a formação permanente deve capacitá-los para responderem aos novos desafios pastorais, preocupando-se com a formação dos presbíteros para os grandes centros urbanos, periferias, grupos de espiritualidades, meios de comunicação social, novos areópagos e centros de decisões.

Unimo-nos a cada um de vocês, neste momento de formação. Que Nossa Senhora os ajude em sua missão de acolher o chamamento do Senhor em cada momento.

Cardeal Raymundo Damasceno de Assis                                             Dom José Belisário da Silva

Arcebispo de Aparecida                                                                 Arcebispo de São Luis
Presidente da CNBB                                                               Vice Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This