III Congresso de Líderes Mundiais e Religiões Tradicionais

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, foi convidada para participar do III Congresso de Líderes Mundiais e Religiões Tradicionais, ocorrido na cidade de

Astana, capital do Cazaquistão, nos dias 01 e 02 de julho de 2009. A iniciativa de realizar o Congresso foi do governo daquele país, o Exmo. Sr. Nursultan Nazarbaiev. Outros Congressos semelhantes foram promovidos no mesmo país nos anos de 2003 e 2006. Neste III Congresso participaram 69 delegações, oriundas de diferentes países. Representaram a CNBB Dom José Alberto Moura, Presidente da Comissão Episcopal de Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso, e o Pe. Elias Wolff, Assessor da Comissão.

Em continuidade com os Congressos anteriores, o III Congresso de Líderes Mundiais e Religiões Tradicionais teve como objetivo promover o encontro de lideranças civis e religiosas para dialogar sobre questões relativas à convivência e à cooperação entre os povos, as culturas e as religiões. O tema central de reflexão foi “O papel dos líderes religiosos na construção de um mundo de tolerância, respeito mútuo e cooperação”, tratado em forma de plenárias. Sessões intermediárias trataram dos sub‐temas: “Valores morais e espirituais”; “Justiça, paz e segurança”; “Desenvolvimento e harmonia”; “Diálogo e Cooperação”; “Solidariedade e cooperação em período de crise”.

Além de participar das plenárias, a delegação da CNBB foi convidada a contribuir na reflexão sobre os valores morais e espirituais, ocasião na qual Dom José Alberto Moura apresentou sinteticamente o texto que abaixo publicamos na íntegra.

Confira a Mensagem na íntegra.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This