Mês vocacional – Clero

Dom Aloísio A. Dilli
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

Estimados diocesanos. Entre os chamados meses temáticos, na Igreja católica, agosto recebe a denominação de mês vocacional. Nele somos convidados seguidamente a rezar pelas vocações, para que cresça o número dos seguidores de Jesus Cristo, a modo apostólico, como sacerdotes, como consagrados/as, junto com as vocações aos diversos serviços leigos nas Comunidades. Costumamos frisar que Deus está fazendo a sua parte: Ele continua a chamar, a conceder o dom da vocação. Afinal, qual é a nossa parte? O Documento de Aparecida, quando aborda este tema vocacional, coloca os diversos degraus desta resposta: Oração pelas vocações nas famílias e nas comunidades; os chamados/as sejam generosos para responder; a família alegre-se e estimule os vocacionados/as ao perceberem a bênção do chamado em seu lar; a comunidade apoie os convidados/as; os que já vivem esta vocação deem testemunho de vida feliz; os vocacionados/as recebam boa acolhida e adequada formação nas casas instituídas para acompanhar o processo vocacional (DAp 314-316). Eis a nossa parte, como diocesanos, que tanto sentimos a falta de sacerdotes, de religiosos/as e lideranças leigas em nossas comunidades.

Estamos na primeira semana do mês vocacional, quando dedicamos especial atenção às vocações para o clero: diáconos, presbíteros e bispos. Nossa diocese tem clero relativamente idoso e prevemos dificuldades para o atendimento de nossas comunidades, de setores pastorais, movimentos e serviços, a curto e médio prazo. Contudo, com a oração frequente pelas vocações – pois Deus não deixa de chamar – e fazendo nossa parte, como vimos acima, teremos o clero que a diocese necessita. Nossos seminaristas da Filosofia e Teologia ainda não são muitos; mas temos quatro no Seminário Propedêutico. Outros candidatos estão sendo acompanhados em suas famílias e possivelmente virão a nós, mais adiante. Há um bom espírito de retomada vocacional e nos sentimos todos corresponsáveis pelas vocações. Cada colaboração e apoio estará ajudando a formar futuros padres para atender as comunidades e os serviços da diocese. Agradecemos aos benfeitores dos Carnês ou de outras formas. O Senhor, que chama os candidatos para esta forma de vida, vos recompense. Não esqueçamos também, que nos quase dois anos de ministério na diocese, o bispo teve a graça de ordenar dois diáconos, que também já foram ordenados presbíteros; e a ordenação de um diácono permanente. Que Deus os acompanhe em sua nova missão. Que estes eventos vocacionais de nossa diocese sejam vistos como sinais de Deus, que continua a chamar, pois a missão é grande e os operários são poucos. Rezar é decisivo, mas façamos também a nossa parte, como vimos acima.

Hoje concluímos, rezando: “Jesus, Mestre divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda humanidade. Amém!

Artigos similares

Norte e Sul

28/05/2010
Share This