Nordestão das CEBs aborda os desafios do mundo urbano

Encontro aconteceu em Teresina (PI)

Cerca de 400 delegados das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) estiveram em Teresina (PI), nos dias 7 e 10 de julho, para participar do 7º Nordestão das CEBs. O encontrou aconteceu como preparação ao 14º Intereclesial que será realizado em Londrina (PR), em 2018.

Com o tema “CEBs no Nordeste e os desafios do mundo urbano” e o lema “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo nordestino e desci para libertá-lo”, o Nordestão das CEBs reuniu delegados vindos dos nove estados do Nordeste e contou com a participação do arcebispo de Teresina (PI), dom Jacinto Furtado, e do arcebispo emérito, dom Miguel Fenelon Câmara.

Sobre o tema escolhido para este ano, o assessor das CEBs, Celso Carias, explicou que, no estilo da Campanha da Fraternidade, os intereclesiais também escolhem tema e lema para refletir e colocar na prática pastoral. “As CEBs do Brasil resolveram enfrentar o desafio urbano para o seguimento de Jesus Cristo em nossos dias”, disse.

Ainda de acordo com ele, hoje, no Brasil e no mundo, a grande maioria da população vive em cidades e com isso, novos desafios pastorais são colocados a cada dia. “Existe uma mudança de mentalidade que precisa ser entendida e não condenada à priori. É preciso, como tem dito insistentemente o papa Francisco, ir na direção das periferias”, enfatizou.

Durante o evento foram abordadas a realidade e a conjuntura política/social do Nordeste. Também houve uma reflexão sobre o primeiro e o segundo testamentos.

Nordestão

O Nordestão acontece em grandes regiões, desde a década de 1990. Sua intenção é fortalecer a relação das CEBs na região Nordeste do País, além de promover momentos de articulação e preparação aos encontros Intereclesiais.

Sempre ao final de um encontro, os participantes divulgam uma carta. No 7º Nordestão, ocorrido de 7 a 10 de julho, o grupo desejou que “todas as Comunidades e Igrejas continuem unidas numa grande rede, e se engajem para o enfrentamento aos desafios da cultura urbana, a fim de que a sociedade seja mais justa, pacífica e solidária”.

Tags:

leia também