Nota de Solidariedade

Dom Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

As Igrejas de Paulo Afonso (BA), Bauru (SP) e de Botucatu (SP) elevam a Deus orações pelo repouso eterno, agradecendo pela vida e pelo ministério pastoral de seu bispo e arcebispo, Dom Aloísio José Leal Penna, SJ, que apresentou a sua alma a Divina Providência na última terça-feira, dia 19 de junho, aos 79 anos, na cidade de Belo Horizonte.

Esse paulista, que tinha um espírito carioca, serviu a Igreja como cristão, como Jesuíta, como padre, Bispo e Arcebispo. Agora, retornando à casa do Pai, vai para receber a “coroa” que o Senhor lhe preparou.

Ele me precedeu no trabalho da CNBB sobre a Pastoral da Educação entre tantas outras missões que desempenhou. Neste momento histórico de tantas dificuldades, pedimos a ele que do céu interceda por nós nesse trabalho tão importante para o futuro do país.

Depois de inúmeras celebrações e das exéquias na Catedral do Divino Espírito Santo, em Botucatu, o corpo do venerando Arcebispo Emérito de Botucatu chegará ao Rio de Janeiro, aonde será velado na Igreja de Santo Inácio, anexa do Colégio onde trabalhou. Ele será sepultado no sábado, dia 23 de junho de 2012, no Jazigo dos Jesuítas, no Cemitério São João Batista, em nossa cidade que ele tanto amou e tantos benefícios pastorais ele praticou como dedicado filho de Santo Inácio de Loyola.

Quero me unir às Igrejas de Paulo Afonso, Bauru e de Botucatu e seus Bispos e Arcebispo, ao clero destas Igrejas, aos familiares, amigos e à Companhia de Jesus, apresentando a tantos quantos foram beneficiados pela ação pastoral e evangelizadora desse caro irmão, elevando a Deus uma prece pelo seu eterno descanso. “Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais!”

Que Dom Aloísio Pena, SJ, do céu continue a nos abençoar!

Rio de Janeiro, RJ, 22 de junho de 2012

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This