Nota pública do clero de Londrina sobre a situação política na região

O clero de Londrina (PR) emitiu uma nota sobre a situação política na região. Segundo os religiosos, a política é a organização do bem comum e expressão da democracia, da cidadania, mas há vários anos acontecem denúncias, investigações, escândalos, prisões no âmbito da política londrinense.

Leia a íntegra da nota dos religiosos de Londrina:

A Situação Política em Londrina – A Hora da Verdade (“A verdade vos libertará” Jo 8, 32)

Diante da situação política pela qual passa nosso Município, o clero de Londrina, reunido no dia 24 de maio, dirigi-se a todos os fiéis e a todas as pessoas de boa vontade com a presente nota.

A política é a organização do bem comum e expressão da democracia, da cidadania, da participação do povo nas coisas públicas. Assim, os pilares da política são: a verdade, a justiça, o bem, a liberdade. Ainda não alcançamos este ideal, pois, há vários anos acontecem denúncias, investigações, escândalos, prisões no âmbito da política londrinense.

Chegou a “hora da verdade”. Aos Vereadores que compõem a “Comissão Processante” pedimos que se orientem pelos critérios éticos, pela lei e pela verdade.  Investiguem com seriedade os fatos, não por interesses político partidários, mas para dar uma resposta à sociedade.  Todo cidadão é considerado inocente, até que a justiça comprove a sua culpa ou não. O que importa não é a condenação ou absolvição, mas, a verdade. Se a verdade é fundamento da política, a mentira é sustentáculo da corrupção.

Manifestamos nosso apreço pelo Ministério Público (Gaeco), como também, pela mídia comprometida com a verdade. Eles cumprem sua missão, lembrando que a ética na política é dever de todos. As autoridades merecem nossa consideração, mas, elas têm o dever e a obrigação de respeitar o povo e as instituições. As atuais suspeitas de irregulares que estão sendo investigadas reforçam o descrédito, o desinteresse e o afastamento do povo em relação ao valor e importância da política para a sociedade.

Conclamamos a toda a população a colocar em prática a Lei da Ficha Limpa, quer neste ano eleitoral, quer nas urnas. “Voto não tem preço, tem consequências”. Não podemos nos omitir, pois todos somos cidadãos e temos o direito de participar da construção de uma sociedade nova e melhor. Para isso precisamos nos mobilizar.

Convidamos aos que almejam entrar na política, a participar do curso de “Educação Política”, realizado pela nossa Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz e pela OAB. “Amai a justiça, vós que governais” (Sab 1,1).

Londrina, 24 de maio de 2012.

Bispos, Padres e Diáconos.

Tags:

leia também