Novo bispo da diocese de Zé Doca será ordenado neste sábado

Nomeado pelo papa Francisco como novo bispo da diocese de Zé Doca (MA), o padre polonês João Kot escolheu a cidade de Vitória de Santo Antão para a sua ordenação episcopal. O sacerdote foi nomeado em julho. A ordenação será realizada na quadra de esportes do Colégio Damas, em Vitória, a partir das 18h.

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Pedro Brito Guimarães, presidirá a celebração. Dom Pedro foi bispo de São Raimundo Nonato, diocese na qual o padre Kot trabalhou. A consagração será feita pelo arcebispo de Olinda e Recife (PE) e presidente do regional Nordeste 2 da CNBB, dom Fernando Saburido, acompanhado do bispo emérito da diocese de Zé Doca, dom Carlo Ellena.  

Após receber a ordenação episcopal, dom João Kot tomará posse da diocese de Zé Doca no dia 8 de novembro, em solenidade na Praça da Catedral de Santo Antônio de Pádua, às 19h. A cidade fica cerca de 320 Km da capital do estado, São Luís.

Biografia

João Kot nasceu em 10 de maio de 1962, na cidade de Maków Podhalanski, arquidiocese de Cracóvia, na Polônia. Lá, estudou engenharia civil, história da Igreja, teologia e filosofia. Em junho de 1992, Kot foi ordenado presbítero, e em 1994 veio em missão para o Brasil.

Padre João Kot, Oblato de Maria Imaculada (OMI), exerceu o ministério sacerdotal entre os anos de 1995 e 2005 na arquidiocese de Olinda e Recife. De 2006 a 2013, foi pároco em São Raimundo Nonato (PI), quando então assumiu a recém criada paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Capitão Gervasio Oliveira (PI). Atualmente, o padre é conselheiro da Província Oblata do Brasil, criada em 2003.

Com informações do regional Nordeste 5

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This