O Sol nascente

No Advento acendemos quatro velas, representando os quatro domingos que antecedem a festa do Natal. Simbolizam o irrompimento, em nossa humanidade, da luz

bendita do Filho de Deus. O mundo se torna habitação de Deus feito carne. Jesus traz a alegria da realização das promessas antigas de Javé.

Na cultura moderna vivemos um Natal esvaziado pela alucinação das compras e da ganância do consumismo. Acontece que o Menino que nasce em Belém é simples e vem para servir no amor e na fidelidade ao Pai. Com isto quer dar direção para a história. Na pequenez, na fraqueza e na simplicidade humana Ele realiza o projeto esperado.

A esperança vem de Belém, uma cidade pequena e sem nenhuma expressão, mas fecunda e capaz de gerar o autor da vida plena para o mundo. Da simplicidade nasce a possibilidade da felicidade humana e da realização de todos em Deus. Ali acontece a plenitude da aliança do transcendente com a humanidade.

Natal é a reconstrução da história, da sociedade e do mundo. Isto acontece onde o povo não estava esperando. O mistério da vida sempre nos surpreende, porque das realidades mais simples podem surgir gestos extraordinários, capazes de mudar o caminho percorrido por um povo.

Hoje ficamos alegres porque celebrando o Natal do Menino Jesus. Mas é oportunidade também para ajustarmos os nossos projetos de vida. Eles devem estar afinados com as propostas trazidas pelo autor da vida. Assim estaremos construindo um mundo novo, que começa com o coração aberto para Deus e para a realidade humana.
Vivemos um tempo de corrupção do poder e de diversas lideranças, como uma idolatria do poder político e econômico. Por outro lado, um empobrecimento crescente do povo. A realidade é preocupante e desafiadora. O Natal é o nascimento de um clamor de quem sofre pedindo partilha e vida.

Aos leitores de nossa coluna desejamos um Feliz Natal, abençoado e cheio de esperança. Agradecemos pela caminhada do ano e auguramos um Ano Novo marcado pela fecundidade das bênçãos de Deus.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This