Organismos do Povo de Deus apresentam ações previstas aos bispos do Brasil

Os organismos do povo de Deus apresentaram ao episcopado brasileiro, na primeira sessão na manhã do dia de 18 abril da 56ª AG, os trabalhos que desenvolveram desde a última assembleia e as ações que estão planejadas para este ano.

Marilza Schuína, presidente do CNLB, fala aos bispos. Foto: Assessoria de Imprensa da CNBB/Matheus de Souza

A Marilza Lopes Schuína, presidente do Conselho Nacional de Leigos, falou sobre a Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus. Segundo ela, o documento da CNBB Cristãos Leigos, Sal da Terra e Luz do Mundo (105), n. 274, apresenta a proposta de retomada da regularidade da realização das Assembleias do Povo de Deus. A última ocorreu entre 13 a 15 de novembro de 2009. A próxima está programada para 22 a 25 de novembro de 2018.

A Aparecida Guadalupe, presidente da Conferência de Instituto Seculares (CNIS), informou que de 21 a 23 de abril, em São Paulo, aconteceu o I Encontro da Juventude Consagrada Secular, cujo tema foi “Questões e perguntas do Sínodo”. De 07 a 10 de setembro de 2017, em Salvador (BA) acontecerá a XXIII Assembleia Geral Ordinária Eletiva. Ela comunicou também que entre 16 e 19 de outubro de 2017, em Curitiba (PR), acontece a reunião ampliada da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVC), com o tema: “Documento de Aparecida, numa perspectiva vocacional”.

O padre José Adelson da Silva Rodrigues anunciou o 17º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP) que se realiza em Aparecida (SP), de 26 de abril a 02 de maio de 2018. O tema do encontro será: ‘Presbítero: discípulo do Senhor e pastor do rebanho’ e o lema: “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo vos constituiu como guardiães…” (At 20,28).

Consagrados(as): força na Igreja – A irmã Maria Inês Vieira Ribeiro falou pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). A religiosa disse que os consagrados (as) do Brasil representam uma força imensa na Igreja do Brasil e, mesmo nos grandes desafios e crises, estão respondendo à missão de norte a sul no país. Segundo ela, a grande preocupação, como CRB é animar a vida religiosa consagrada na fidelidade à sua identidade. Ela lembrou que está sendo preparado o I Encontro Nacional dos Religiosos Presbíteros, a ser realizado em setembro de 2018, em Belo Horizonte e também o II Seminário Nacional da Vida Religiosa Consagrada, no mesmo local.

O diácono Zeno Kozen comunicou as realizações da Comissão Nacional de Diáconos. A Comissão realizou a reunião da Comissão Nacional dos Diáconos (CND) com os presidentes regionais, dias 21-23 de março, em Manaus (AM). Este organismo informa que foi atualizado o cadastro de diáconos nas dioceses do país. Disse que existem diáconos permanentes em 198 das 277 dioceses do Brasil, das 79 Dioceses que não possuem diáconos permanentes, muitas já possuem Escolas Diaconais.

Ele informou que atualmente, no Brasil, existem 4.897 diáconos permanentes e 2.956 homens em formação nas Escolas Diaconais; existe o cadastro de 106 escolas. De 15 e 18 de maio, no Centro de Treinamento de Líderes, em Salvador (BA), acontecerá o Encontro Nacional com os Diretores das Escolas Diaconais. A Assembleia Geral eletiva será de 04 a 07 de abril de 2019, no Centro de Pastoral Dom Fernando, em Goiânia (GO). Ele informou ainda que o Conselho Permanente da CNBB aprovou a reformulação do Estatuto da CND, no dia 25 de outubro de 2017.

Tags:

leia também