CNBB

Sexta, Fev 27th

Last updateSex, 27 Fev 2015 6pm

Você está aqui: Home Dom Canísio Klaus

Dom Canísio Klaus

Quaresma: tempo de formar o coração

 

 

 

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

Na quarta-feira de cinzas iniciamos a nossa caminhada de preparação para a Páscoa. Serão 40 dias de contínuo convite à conversão, obtida com a oração, o jejum e a prática da caridade. Em sua mensagem para a quaresma, o papa Francisco pede que façamos destes dias “um percurso de formação do coração”, assemelhando-nos ao coração misericordioso de Deus.  “Ter um coração misericordioso”, diz o Papa, “não significa ter um coração débil. Quem quer ser misericordioso precisa de um coração forte, firme, fechado ao tentador, mas aberto a Deus; um coração que se deixe impregnar pelo Espírito e levar pelos caminhos do amor que conduzem aos irmãos e irmãs; no fundo, um coração pobre, isto é, que conhece as suas limitações e se gasta pelo outro”.

Leia mais:Quaresma: tempo de formar o coração

Igreja e Sociedade

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

Na quarta-feira de cinzas, dia 18 de fevereiro, a Igreja Católica estará lançando a 51ª Campanha da Fraternidade em terras brasileiras. O objetivo é aprofundar os laços de fraternidade entre as pessoas e comunidades, com o intuito de melhorar as condições de vida do povo. O tema deste ano é: “Fraternidade – Igreja e Sociedade”. O lema indica a diretriz que orienta a reflexão: “Eu vim para servir” (Mc 14,45). A Igreja entende que ela está no mundo para, assim como Jesus Cristo, servir e não para ser servida. A visualização deste serviço vem retratada no cartaz, onde encontramos o papa Francisco lavando os pés de um fiel na quinta-feira santa de 2014.

Leia mais:Igreja e Sociedade

Padres em novas funções

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

Nas próximas semanas alguns padres da Diocese de Santa Cruz do Sul estarão trocando de residência e assumindo novas funções pastorais. Tudo acontece para melhorar o atendimento pastoral ao povo de Deus e dar melhores condições de trabalho aos padres.

Leia mais:Padres em novas funções

Maria Santíssima: um exemplo a ser seguido

 

 

 

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

 

No dia 02 de fevereiro, quando a Igreja celebrou a festa da Apresentação de Jesus no templo de Jerusalém, numerosas pessoas reverenciavam a Mãe das Águas, Nossa Senhora dos Navegantes. Na mesma oportunidade centenas de homens e mulheres se reuniam na basílica São Pedro de Roma, junto com o Papa Francisco, para celebrarem o Dia Mundial da Vida Consagrada. A data foi instituída por São João Paulo II em 1997, para homenagear as pessoas que consagram a sua vida ao serviço da Igreja e incentivar o surgimento de novas vocações à vida religiosa.

Leia mais:Maria Santíssima: um exemplo a ser seguido

Santuário São Paulo Apóstolo

 

 

 

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

No dia 25 de janeiro a Igreja comemora a conversão de São Paulo ao cristianismo. É um evento importante de ser lembrado, pelo fato de São Paulo ter sido o grande missionário dos primórdios da Igreja. O cristianismo, certamente, não seria o que é sem o trabalho missionário de São Paulo, que se associou tardiamente ao colégio dos apóstolos. Foi ele que abriu, decididamente, as portas da fé cristã aos pagãos, apregoando que Deus não faz distinção entre judeu e grego, pois “todos tem o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam” (Rm 10,12). E, convencido desta afirmação, São Paulo percorreu vários países da Ásia e da Europa, anunciando Jesus Cristo e convidando à conversão. É por isso que, excluídos os quatro evangelhos, a maior parte dos livros bíblicos do Novo Testamento fala da atividade de São Paulo, incluídas aí as suas cartas.

Leia mais:Santuário São Paulo Apóstolo

Campanha da Fraternidade

Unidade dos Cristãos

Liturgia em Mutirão III