CNBB

Quinta, Mai 28th

Last updateQui, 28 Mai 2015 7pm

Você está aqui: Home Dom Canísio Klaus

Dom Canísio Klaus

Reunidos na unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

O Concílio Ecumênico Vaticano II diz que, por obra do Espírito Santo, “a Igreja aparece como o povo reunido na unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (LG n. 3). E é esta a imagem que a Igreja deve testemunhar no mundo em ordem à missão recebida de Jesus Cristo. “Enriquecida com os dons do seu Fundador e observando fielmente seus preceitos de caridade, humildade e abnegação, a Igreja recebeu a missão de anunciar o Reino de Cristo e de Deus em todos os povos e deste Reino constitui na terra o germe e o início” (LG n. 6).

Leia mais:Reunidos na unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo

Buscando o poço da Unidade

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

Olhando para as comemorações que ocupam as comunidades durante as últimas semanas de maio, podemos dizer que estamos vivendo dias de intenso significado para a fé cristã. Tudo começou com a comemoração da Ascensão de Jesus ao Céu. Na oportunidade tiveram início as novenas de preparação para o Pentecostes, que mobilizam milhares de pessoas nas cidades, particularmente naquelas onde predomina a colonização luso/açoriana. Assim, no próximo final de semana, teremos grandes comemorações em Encruzilhada do Sul, Rio Pardo e Santa Cruz do Sul.

Leia mais:Buscando o poço da Unidade

Mães através da Comunicação

 

 

 

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

No segundo domingo de maio, as atenções das comunidades, escolas, meios de comunicação social e comércio se voltam para as mães. É um dia em que todos os filhos procuram homenagear suas mães, e quem já não mais pode contar com ela aqui na terra, a recorda em suas orações. É o que eu também faço, uma vez que perdi minha mãe quando era padre novo e estava servindo na Igreja do Mato Grosso.

Leia mais:Mães através da Comunicação

Comunicar a Família

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

No domingo, dia 17 de maio, quando a Igreja celebra a festa da Ascensão de Jesus ao céu, comemoramos também o Dia Mundial das Comunicações Sociais. A motivação está na ordem dada por Jesus antes de se elevar à vista dos apóstolos: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Para melhor cumprir este mandato, Paulo VI intuiu que precisamos usar os Meios de Comunicação Social e, por isso, instituiu o “Dia Mundial das Comunicações Sociais”, comemorado pela primeira vez em 1964. Desde aquele ano consagrou-se o domingo da Ascensão de Jesus como o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Leia mais:Comunicar a Família

Trabalhador modelo

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

Tornou-se bastante comum na nossa sociedade escolher “modelos” para servirem de inspiração às pessoas. Os mais conhecidos são os homens e as mulheres que servem de “modelo” para desfilar as roupas que são fabricadas ou que servem para ilustrar as revistas de moda que ocupam generosos espaços nas prateleiras das livrarias e dos mercados. Mas temos também o “produtor modelo”, “estudante modelo”, “operário modelo” e “santo modelo”.

Leia mais:Trabalhador modelo