Papa Bento XVI escreve mensagem aos participantes do 2º Congresso Eucarístico de Teresina

A arquidiocese de Teresina (PI) inicia nesta quinta-feira, 23, o 2º Congresso Eucarístico Arquidiocesano. A abertura será com a Solene Eucaristia, na Praça Saraiva, na frente da Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores.

O Congresso Eucarístico, que prosseguirá até o domingo, 26, tem como tema “Eucaristia: Pão dos Discípulos em Missão” e como lema “Fica Conosco, Senhor!” (Lc 24, 29). Este será um grande momento para a arquidiocese de Teresina, reunindo todo o clero e o povo de todas as paróquias da capital e do interior da arquidiocese. Além do arcebispo de Teresina, dom Sérgio da Rocha, confirmaram a presença no Congresso os arcebispos eméritos de Teresina: dom Celso José Pinto e dom Miguel Fenelon Câmara, além de todos os bispos do estado do Piauí, o cardeal dom José Freire Falcão, de Brasília, e o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa.

O Papa Bento XVI enviou mensagem a ser lida na abertura do Congresso, destacando a importância da fé em Jesus na Eucaristia e enviando a sua benção apostólica.

O arcebispo de Teresina, dom Sérgio da Rocha destaca a importância do evento para o estado do Piauí. “Queremos com o Congresso Eucarístico animar a vida eucarística na Arquidiocese de Teresina. Há muita gente que não conhece bem, nem participa da Eucaristia. Por isso, o Congresso vem fortalecer a fé na Eucaristia, estimular a participar bem das missas e, acima de tudo, animar a vivência da Eucaristia celebrada. O mundo de hoje precisa de gestos eucarísticos de comunhão, amor fraterno, partilha solidária e doação da própria vida. Como aconteceu há cinqüenta anos, este II Congresso quer ser um marco para a Igreja, produzindo muitos frutos que vão permanecer na vida das pessoas e das comunidades”.

O Congresso Eucarístico destaca a centralidade da Eucaristia na vida e na missão da Igreja, tendo como principais objetivos: conhecer, celebrar e viver a Eucaristia. Através do Congresso Eucarístico, a Igreja quer ajudar as pessoas a conhecer melhor a Eucaristia, a participar bem das celebrações eucarísticas (missas) e a viver a Eucaristia na vida cotidiana.

Além disso, esse Congresso celebrará os cinquenta anos do 1º Congresso Eucarístico de Teresina, realizado por dom Avelar Brandão Vilela, em 1960, que se tornou um marco para a vida da arquidiocese de Teresina.

A programação do evento consta de: celebrações eucarísticas (missa de abertura, missa de encerramento, missa da juventude, missa dos doentes, missas nas cinco Foranias da cidade), dois simpósios (Simpósio Teológico e Simpósio de Bioética), caminhada da juventude, exposição cultural e apresentações, adoração continuada ao Santíssimo Sacramento e atendimento de confissões.  As principais celebrações (abertura, encerramento e da juventude) acontecerão na Praça Saraiva, devidamente preparada para acolher a multidão dos fiéis.

A abertura será com a Solene Eucaristia, na quinta feira, 23 de setembro, às 18:30h, e o encerramento, no domingo, 26 de setembro, às 17h, ambos na Praça Saraiva, defronte à Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores.

Confira a programação completa no site da arquidiocese de Teresina clicando aqui.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This