Papa vai visitar Loreto no início de outubro

Foi apresentado, nesta quarta-feira, 12 de setembro, o programa da visita de Bento XVI a Loreto, em 4 de outubro próximo, a fim de confiar a Nossa Senhora o Sínodo dos Bispos, que se abrirá em 11 de outubro, e o Ano da Fé. “Repetindo o gesto feito por João XXIII, o Santo Padre levará consigo, a Loreto, a oração de toda a Igreja. Essa peregrinação quer renovar o compromisso de refletir sobre a nova evangelização” – disse o Delegado Pontifício de Loreto, Dom Giovanni Tonucci.

 

“Forte será também o valor histórico desse evento: A viagem de João XXIII às Marcas. Pela primeira vez um pontífice foi além dos confins da Região do Lácio depois da Unificação da Itália e ao fazê-lo inaugurou uma nova temporada e um novo estilo dos sucessores de Pedro. É uma ocasião simbólica para reiterar a vontade de manter relações fecundas e a plena colaboração entre as instituições seculares e religiosas” – sublinhou o arcebispo.

O prefeito da cidade mariana, Paolo Nicoletti, lembrou que a próxima visita reconfirmará a ligação íntima de Loreto com o Santo Padre. Estão sendo esperadas cerca de cinco mil pessoas.

No dia 4 de outubro, o Papa chegará de helicóptero ao Centro João Paulo II, na localidade de Montoso, por volta das 10h. De lá, se transferirá no papamóvel ao Santuário de Loreto. Às 11h celebrará a Santa Missa na Praça da Igreja de Nossa Senhora.

No final da celebração eucarística, o Papa retornará ao Centro João Paulo II onde se encontrará com os cardeais e bispos presentes. Por volta das 17h, Bento XVI retornará ao Vaticano

Tags:

leia também