Para superarmos os abismos sociais

Dom José Gislon
Bispo de Erexim

 

Estimados Diocesanos! A Quaresma é uma grande oportunidade na nossa caminhada de fé, de cristãos comprometidos com o Evangelho, para olharmos a realidade ao nosso redor, não a partir das nossas ambições de poder, mas a partir do olhar do coração, da compaixão, da justiça e do direito.

Não devemos ser cristãos que insistem em fazer dicotomia entre fé e vida. A fé celebrada somente no templo é uma fé muito pequena. A fé deve ser celebrada, mas também testemunhada nas nossas ações do dia a dia. A Campanha da Fraternidade deste ano, com o tema: Fraternidade e Políticas Públicas, tem como objetivo geral: “Estimular a participação em Políticas Públicas, dos cristãos católicos, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem, como sinais de fraternidade”.

Podemos ser tentados a pensar que com tantos meios de comunicação social disponíveis, as pessoas já podem estar informadas o suficiente sobre seus direitos de cidadãos, sobre as Políticas Publicas, etc.. Mas a Campanha da Fraternidade quer ir além do apenas informar, ela quer conscientizar as pessoas sobre a importância de abraçarmos juntos “como comunidade de fé”, as nossas responsabilidades de cidadãos e cristãos na elaboração e na execução das Políticas Públicas.

O pecado da nossa omissão e da indiferença certamente contribui para o sofrimento dos mais necessitados na nossa sociedade. Ser cristão comprometido com o Evangelho é ajudar a construir uma fraternidade de irmãos, onde todos tenham dignidade de vida, segundo o projeto de Deus.

Vivemos no mundo da economia globalizada; precisamos aprender a globalizar a esperança, a solidariedade pela busca do bem comum, através de Políticas Públicas eficientes e continuadas, que respondam às necessidades primárias do nosso povo, para superarmos os grandes abismos sociais da nossa realidade brasileira.

 

 

Tags:

leia também