Parabéns Dom Jaime. 94 anos

Um jovem de dezoito anos, esnobando saúde, elegância, disse a um senhor de oitenta anos, marcado pela longa história: “Nossa como você está velho”! E o velho com sabedoria acumulada responde: Cuide-se que você também chega lá…

Assim é a vida de quem sempre soube cuidar, trabalhar, lutar pela dignidade. Como seria diferente se nossa juventude pensasse que a vida aos oitenta, aos noventa e quatro, será tão bela e bonita como aos dezoito, se souberem se cuidar agora. Distanciando-se do alcoolismo, das drogas, da vida desregrada, da liberdade sem limites, poderiam ter uma qualidade de vida invejável, sem medo do futuro, com a certeza de que colherão  amanhã o que plantarem hoje.

Nesta vida tudo é tão agradável quando amamos a nós mesmos como Deus nos ama. Não importa o que acontece e sim o como encaramos os fatos de cada dia.

Hoje quero lembrar o exemplo, o testemunho, a garra e a coragem de um homem de Deus que cumpre no próximo dia vinte e seis, noventa e quatro anos. Nosso amigo e companheiro de caminhada, Dom Jaime Luiz Coelho. Primeiro Arcebispo desta Igreja que atravessou décadas de dores, alegrias, sucessos e insucessos, chegando agora na maturidade de quem fez história nestas terras vermelhas do norte do Paraná.

Certamente uma história que precisou de heroísmo, de participação de milhares de cidadãos, de enfrentamento corajoso de todo tipo de desafios. Mas Dom Jaime chegou vitorioso, oferecendo caminhos para que outros pudessem continuar nas pegadas, indicando rumos novos, para uma nova faze da história que continua.

Todos reconhecemos que não existem palavras, nem festa, nem lugar suficientes para exemplificar a importância destes noventa e quatro anos de vida. Dom Jaime Luiz Coelho, permita-me chamar de irmão, meu irmão na fé e no sacramento da Ordem, na amizade que nos une. Nunca seremos os mesmos. A cada dia que passa, nossas vidas se transformam. Aprendemos, a cada instante, lições que ficam. As diferenças são motivos de encontros.

As experiências nos fazem fortes. Tudo serve para sermos melhores e mais preparados para ser e fazer a diferença neste mundo. Meu irmão Dom Jaime, o senhor fez e faz a diferença nesta Igreja, nesta Arquidiocese, nesta Maringá.

Deus continue dando esse rosto sem rugas, essa inteligência sempre viva, esse olhar sempre atento, esse coração sensível, essa hospitalidade contagiante, essa saúde que os amigos não cansam de perguntar: Qual é o segredo?

O dia de gratidão será domingo, vinte e cinco de julho, às 19h na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, quando na Eucaristia, sacramento de ação de graças, o senhor presidirá naquele altar que por muitas vezes recebeu de suas mãos o Corpo e o Sangue de Jesus, mistério que caracteriza o seu ministério, para alimentar aquele povo que Deus lhe confiou para ser pastor e guia.

Momento ímpar para louvar e agradecer. Mesmo distante, estarei unido, pois o amor de Deus não tem limites. Isso é o que importa. Amar e amar por amor. Deixei por escrito os meus sentimentos brotados de um coração que sempre procurou ser irmão, amigo e companheiro neste caminho que Deus preparou para nós.

Peço a sua benção meu irmão! Nas minhas orações clamo ao Senhor da vida a benção de muitos anos no nosso meio. Parabéns!

Dom Anuar Battisti

Tags:

leia também