Pascom de Olinda e Recife discute comunicação à luz do diretório

Cerca de cem agentes da Pastoral de Comunicação (Pascom) da arquidiocese de Olinda e Recife (PE) participaram, nos dias 7 e 8 de uma série de conferências e debates sobre o tema “A comunicação da Igreja no Brasil à luz do Diretório de Comunicação na era da cultura digital”. 

O 5º Encontro Arquidiocesano da Pascom foi realizado no Centro Pastoral Padre Romeu, na paróquia da Torre, zona oeste da capital, e contou com a assessoria dos membros da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irmã Élide Fogolari e padre Clóvis Andrade de Melo. O evento teve, ainda,  e o apoio das irmãs Paulinas.

O início do encontro foi marcado por uma apresentação em vídeo do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, seguida de  debate.

No dia seguinte, houve apresentações temáticas voltadas ao Documento aprovado neste ano pela CNBB, como a espiritualidade do comunicador, a missão da Pascom na Igreja, a integração da Pastoral com outras pastorais como a da Catequese e da Liturgia.

Diretório

O Documento número 99 da CNBB é composto por dez capítulos, que tratam dos diferentes conteúdos da comunicação.

Em cada capítulo, além das reflexões apresentadas, são oferecidas pistas de ação para a formação, articulação, produção e espiritualidade da comunicação. O Diretório é destinado aos responsáveis que atuam na comunicação eclesial e nas relações com a sociedade. O texto oferece conteúdos com referenciais comunicacionais, sociológicos, éticos, políticos, teológicos e pastorais.

Com informações da Pascom da arquidiocese de Olinda e Recife

Tags:

leia também