Pascom reflete sobre Dia Mundial das Comunicações

Coordenadores da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Leste 1 da CNBB, que abrange todas as dioceses do estado do Rio de Janeiro, se reuniram no último sábado, dia 24, na sede da arquidiocese do Rio, para uma formação sobre o tema do 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais a ser celebrado no dia 16 de maio, no Domingo da Ascensão do Senhor. Na pauta também estavam a agenda de 2010 e do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontecerá no Rio de Janeiro em 2011.

A reunião foi coordenada pelo padre Leandro Freire, assessor eclesiástico da Pascom no Regional e coordenador da Pastoral na arquidiocese de Niterói. O Sacerdote falou sobre a mensagem do papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações, cujo tema é “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media a serviço da Palavra”. Padre Leandro chamou a atenção dos agentes pastorais de que, embora no tema a mensagem esteja dirigida aos Sacerdotes, é, na verdade, dirigida a todos os agentes pastorais, “pois o Papa fala de uma pastoral de conjunto”. Logo em seguida, os participantes se reuniram em grupo para discutirem a melhor forma de levar essa reflexão para as paróquias.

Pascom_2Padre Leandro também discorreu sobre a mensagem escrita pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, bispo referencial para a Comunicação no Regional e presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação da CNBB. O arcebispo esteve junto ao grupo em um breve momento, no qual motivou a todos a participarem do Muticom 2011.

Com relação ao Mutirão Brasileiro de Comunicação, foi definida uma data em 2010 para mobilização e preparação para o evento dos agentes da Pascom que atuam nas dioceses do estado do Rio. O encontro, ainda sem local definido, será realizado nos dias 6 e 7 de novembro. “O objetivo é que todas as dioceses estejam envolvidas e motivadas a trabalhar no Mutirão, que será um marco para a comunicação eclesial em nosso estado”, afirmou padre Leandro.

Participaram do encontro as arquidioceses do Rio e de Niterói e as dioceses de Volta Redonda, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Campos, Duque de Caxias e Valença. A próxima reunião está marcada para o dia 12 de junho, na sede do Regional Leste 1, no Mosteiro de São Bento.

Tags:

leia também