Pascom Regional discute “Leitura Crítica da Comunicação”

No sábado, 27, cerca de 70 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) das dioceses do Sub-regional SP2 (dioceses de Santos, Santo Amaro, Santo André, Campo

Limpo, São Miguel Paulista, Mogi das Cruzes, Osasco e Guarulhos) participaram do Encontro Ampliado da Pascom, que teve como tema “Leitura Crítica da Comunicação”, apresentada pelo professor doutror, Dirceu Fernandes Lopes, da Escola de Comunicação e Artes de São Paulo (ECA-SP).

Durante o encontro teve destaque a reflexão sobre “comunicação e missão”, bem como os desafios da missão continental. Sobre a “Leitura Crítica da Comunicação”, o professor Dirceu abordou a história da Imprensa, que, no ano passado, celebrou 200 anos de atividade no país.

Por meio da história, ele mostrou os mecanismos, as relações, os jogos de interesses que permeiam a comunicação no Brasil, e, dessa forma, como desenvolver o senso crítico diante da mídia. “Sem conhecer a história do país, ou seja, sem conhecer os agentes que dominam essa história, não há como ter senso crítico, pois a mídia não é neutra, e o que é veiculado, seja pela imprensa oficial, seja por outros meios de comunicação, está sempre envolto pelos interesses dos produtores da informação, dos agentes políticos, econômicos”, destacou.

O professor falou ainda dos casos de censura que nestes tempos de democracia afetam a imprensa no Brasil. “É inconcebível pensar, quanto mais admitir, censura numa democracia. Sem acesso à informação, a sociedade fica mais fragilizada, desmobilizada, mais fácil de ser manipulada. Isso, não podemos aceitar. Lutamos contra a censura em plena ditadura, como vamos permitir que isso esteja em vigor agora?”, questionou.

Ainda como parte da programação, foram tratadas as questões referentes à participação do sub-regional no Encontro Estadual da Pascom, em novembro, que acontecerá em Barretos (SP), e no Mutirão de Comunicação, que será realizado em fevereiro de 2010, em Porto Alegre, com o tema “Comunicação e cultura solidária”.

O encontro contou também com a presença do bispo diocesano de Santos, dom Jacyr Francisco Braido.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This