Pastorais Sociais de Santa Catarina refletem missão e atuação em Seminário Regional

Os dias 25 a 27 foram desafiadores para as Pastorais Sociais de Santa Catarina. A partir das reflexões que as dioceses trouxeram das comunidades, buscou-se refletir e aprofundar a missão e a atuação das Pastorais Sociais em Santa Catarina, no Seminário Regional das Pastorais Sociais, organizado pelo Regional Sul 4 da CNBB (Santa Catarina).

O seminário contou com a participação de 45 lideranças, representantes de pastorais e organismos do Regional, bem como dos Fóruns diocesanos das Pastorais Sociais.

A assessoria foi conduzida pela assessora da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, irmã Delci Franzen, e pelo professor e economista, Ivo Theis.

As oito dioceses presentes apresentaram os gritos vindos da realidade social de cada localidade, possibilitando a análise de como está a presença e a atuação da Igreja nas realidades mais sofridas. O professor Ivo Theis destacou uma ampliação do olhar sobre a realidade social catarinense. “Como construir uma realidade em que já não existam ‘os de cima’ e ‘os de baixo’?”, provocou o professor, desencadeando uma reflexão sobre as estruturas sociais que geram as desigualdades.

Fortalecendo o olhar sobre a realidade, irmã Delci conduziu uma análise de conjuntura social e eclesial, trazendo presente também a história da atuação da Igreja nas questões sociais. A partir disso, deu pistas sobre a atuação e sustentabilidade das Pastorais Sociais.

Motivados pela esperança e utopia de uma nova civilização, os agentes de pastoral partiram para suas dioceses em Missão, acreditando que a doação, feita com alegria colocará a vida a serviço da construção do Reino e, mesmo que diante das incertezas de cada dia, a missão exige caminhar com fé.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This