Pastorais Sociais estudam Doutrina Social e DGAE em Erexim

A Cáritas diocesana de Erexim (RS) promoveu na terça-feira, 4, encontro de formação sobre a Doutrina Social da Igreja e metodologia pastoral. Cerca de 80 pessoas de diversas paróquias e pastorais sociais participaram do evento. Na ocasião, houve orientações a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2015-2019), o Documento 102 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Com assessoria do padre Antonio Valentini Neto, do Centro Diocesano de Pastoral, houve a reflexão sobre a Doutrina Social da Igreja. O palestrante apresentou a natureza, os princípios e o histórico dos ensinamentos eclesiais sobre o tema, relacionando a fé às questões sociais.

Durante a exposição, foi partilhada uma síntese do discurso do papa Francisco no  II Encontro Mundial dos Movimentos Populares, realizado no dia 9 de julho, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Em suas palavras, o bispo de Roma alegrou-se pelo envolvimento “permanente e comprometido” de pessoas da Igreja com os movimentos populares. Na oportunidade, Francisco também denunciou a ambição desenfreada pelo dinheiro, as novas formas de colonialismo e as agressões ao meio ambiente.

Diretrizes

Em outro momento da formação houve exposição dos aspectos da metodologia pastoral. O Documento 102 da CNBB foi utilizado para orientação dos passos de operacionalização na construção dos planos pastorais de comunidades e paróquias da diocese. Este momento da formação foi conduzido pelo assessor da Pastoral Carcerária de Erexim, padre Elli Benincá.

 

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This