Pastoral Afro prepara lideranças para o Congresso de Entidades Negras Católicas

A Pastoral Afro-brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está em fase de preparação para o VIII Congresso Nacional das Entidades Negras Católicas (Conenc), que acontecerá de 16 a 19 de julho de 2015. Em vista do encontro, a Pastoral articula as lideranças das regiões para que os Conencs sejam realizados nos regionais, nas dioceses ou paróquias, a partir do texto-base feito pela comissão da Pastoral Afro da diocese de Duque de Caxias (RJ). 

As lideranças do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) já passaram pelo processo, do dia 17 a 19 de outubro.  “Temos o desafio missionário de construir e/ou animar o pluralismo cultural, combater toda a desigualdade social e apoiar todas as ações voltadas para a promoção da população negra, atentos à juventude negra”, declararam os participantes na mensagem divulgada por ocasião da reunião.  “Somos chamados a olhar a nossa realidade com espírito de Deus Libertador e, a construir aqui e agora, um Reino de Paz, Justiça e Igualdade”, acrescentam. 

Em março do próximo ano será a vez de reunir as lideranças de Santa Catarina (SC), Paraná (PR) e Rio Grande do Sul (RS); Minas Gerais (MG); além de outras do Norte e Nordeste do país.

O tema do Conenc, em julho, será “Profetismo: Construindo uma sociedade Justa e Solidária”. O lema será “Chamei você para o serviço da Justiça e coloquei como aliança do meu povo e luz das nações.” (Isaías 42, 6).

 

 

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This