Pastoral do Turismo realiza 5º Encontro Nacional, em Belém (PA)

Belém do Pará ira acolher agentes da Pastoral do Turismo de todo o Brasil, padres, religiosos, leigos e profissionais do turismo para a realização do 5º Encontro Nacional da PASTUR. O encontro que será realizado de 09 a 11 de novembro, terá como tema: “A Pastoral do Turismo e o cuidado com o Patrimônio Cultural e Religioso” e contará com assessores do Pará e de outros estados  para falar sobre as experiências de manutenção e restauração do patrimônio.

De acordo o bispo auxiliar de Belém e referencial para a Pastur, dom Irineu Roman, assim, como cuidado materno de Maria e com amor que nosso senhor Jesus Cristo tem por cada criatura, devemos enxergar nosso patrimônio como parte integrante de nossa raiz. “É preciso saber cuidar dessa riqueza compartilhada com todo turista, visitante, morador que se desloca para as cidades e se encanta buscando conhecer tão grande herança patrimonial”, destaca.

A turismóloga Alexandra Pereira, da Universidade Federal do Pará, estará abordando sobre Patrimônio Histórico Cultural e Religioso: Diretrizes e definições para Ação Pastoral e apreciação dos monumentos históricos.  As partilhas de experiências trarão realidades como o processo de tombamento do Círio de Nazaré, em Belém do Pará e a criação do Caminho Religioso da Estada Real, em Minas Gerais, numa visão sobre patrimônio imaterial. Já o professor Dirson Argolo, de Salvador, trará sua expertise sobre restauração de inúmeras igrejas históricas da capital baiana.

Duas novidades atualizarão o Encontro Nacional 2018. Uma sessão de oficinas sobre aspectos da PASTUR e uma visita técnica ao Centro Histórico de Belém.

Dom Irineu destaca: “a Igreja celebra a cultura do encontro, nossa Pastoral do Turismo tem como missão ser uma Igreja em saída para levar a fé e testemunho do evangelho aos irmãos e para isso precisamos estar preparados e motivados. O 5º Encontro Nacional é uma grande oportunidade para celebrar e refletir sobre o nosso compromisso e preservar o patrimônio material e imaterial que herdamos.”

As inscrições e informações estão todas no site www.basilicadenazare.com.br

Share This