Pastoral dos Pescadores realiza Assembleia Nacional em Pernambuco

Entre os dias 12 e 16 de março, a cidade de Recife (PE) sediou a Assembleia Nacional da Pastoral dos Pescadores. O encontro contou com representações de 18 estados, e promoveu a reflexão a partir nos eixos da formação e da avaliação. Estavam presentes no evento o bispo referencial da Pastoral, dom José Luis Sales, e o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, padre Ari Antônio dos Reis.

Segundo a Secretária Nacional da Pastoral dos Pescadores, Maria José Pacheco a “Assembleia foi importante por que possibilitou olhar para a realidade dos pescadores e pescadoras no Brasil que é bastante desafiadora por causa do modelo de desenvolvimento adotado pelos governantes e iniciativa privada no país, que destrói os recursos naturais e tenta inviabilizar o modo de vida das comunidades. As consequências são violência, exclusão, graves violações de direitos em todo território nacional”.

A Assembleia possibilitou que agentes de pastorais, pescadores e pescadoras avaliarem os avanços e dificuldades do ano de 2012, e apontou perspectivas e prioridades para atuação no ano de 2013. “Um dos pontos fortes da discussão foi a necessidade de sensibilizar a sociedade e a Igreja para apoiar a Campanha Nacional pela defesa do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras, uma proposta de lei de iniciativa popular que precisa de 1,5 milhão de assinaturas de eleitores brasileiros e que para lograr este êxito precisa da solidariedade de muitos grupos, afim de garantir às comunidades pesqueiras o direito a permanência nos seus Territórios”, completa Maria José.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This