Pastur promove Congresso Brasileiro de Turismo Religioso

Entre os dias de 09 e 12 de maio, Salvador (BA) vai receber o Congresso Brasileiro de Turismo Religioso promovido pela Pastoral do Turismo da Arquidiocese de Salvador que terá como tema: Turismo Religioso, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz.

Pensando no grande potencial do Turismo Religioso no estado da Bahia – com as romarias de Bom Jesus da Lapa, os santuários do Bonfim e da Bem Aventurada Dulce dos Pobres, dos templos históricos em Salvador, das festas do Divino Espírito Santo em Poções e de Corpus Christi em Rio de Contas, das multidões em Itaberaba e Anguera – e de todo o Nordeste, com o Padre Cícero de Juazeiro do Norte e São Francisco em Canidé, no Ceará; de Nossa Senhora da Conceição do Monte, em Recife; de Santa Rita em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte e tantas outras grandes devoções populares o evento deseja reunir em um espaço de trocas os que pensam, os que fazem e os que vivem o turismo religioso.

O tema busca apresentar a todos os setores da sociedade civil o Turismo Religioso como um instrumento para uma melhor qualidade de vida das populações locais, a partir da missão evangelizadora da Igreja.

“Proporcionaremos um grande fórum para troca de experiências, de oportunidade de negócios e de evangelização. Teremos acesso ao que acontece em outros Estados e vamos oferecer aos congressistas o que a Bahia tem a oferecer. Tudo isso com possibilidade de geração de desenvolvimento sustentável e de cultura de paz”, disse Padre Manoel Filho, coordenador geral do evento e da Pastur.

Na programação, análises de casos e mesas redondas trarão para debate a mecânica de pólos turísticos do país que têm a fé como motivação, a exemplo de Belém do Pará, com o Círio de Nazaré, e o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, que atrai anualmente 12 milhões de visitantes.

No último dia será realizado o FamTour, os congressistas poderão escolher entre dois roteiros religiosos da cidade do Salvador e fazer a experiência de conhecer, contemplar e rezar em alguns dos santuários e Igrejas mais famosos do Brasil, como as Basílicas do Senhor do Bonfim e da Conceição da Praia, o Convento de São Francisco e a igreja de Nossa Senhora do rosário do Pretos.

Durante toda a programação, estará ocorrendo também a Feira de Turismo Religioso, com expositores do setor de todo o país. Mais informações no site: www.congressoturismoreligioso.com.br.

Tags:

leia também