Pontifício Conselho da Cultura promove o concurso “Música Sacra”

A Academia Musical Européia, em parceria com o Pontifício Conselho da Cultura e outras entidades, promove o Concurso Internacional “Música Sacra”, o único no mundo dedicado a jovens cantores solistas de música sacra.

Uma circular da Academia Musical Européia informa que a iniciativa, que começa em Roma, Itália, no dia 15 de novembro, dirige-se a cantores de todas as nacionalidades e religiões.

A final está marcada para o dia 19, do mesmo mês, na capital italiana, com um concerto na Basílica dos Doze Santos Apóstolos. O evento será transmitido para todo o mundo pela rede de televisão Telepace. A Rádio Vaticano fará um programa especial.

“A união de diferentes nações e povos numa manifestação multiétnica, inter-religiosa e multicultural permitiu desenvolver laços culturais internacionais, tornando-se um instrumento ativo de edificação de uma cultura dedicada à colaboração fraterna de mundos diversos, para favorecer a compreensão recíproca”, diz um trecho do texto da Academia Musical Européia.

O júri do concurso é composto por personalidades de vários países europeus ligadas à Igreja Católica e às artes.

A nota explica que o concurso pode ser uma ocasião para os participantes “mudarem de vida”, num mundo em que é “difícil obter o justo reconhecimento pelo seu empenho e capacidade”.

Na edição 2010, inscreveram-se 1100 artistas dos cinco Continentes, e 130 chegaram à final.

O valor total dos prêmios é de 10 mil euros, em forma de bolsas de estudo de 500 a 4300 euros. Além disso, os melhores concorrentes serão incorporados no conjunto “Celeste Armonia”.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This