Presidência da CNBB atende à imprensa amanhã

Termina nesta sexta-feira, 17, a primeira reunião do Conselho Permanente da CNBB, eleito para o quadriênio 2011 a 2015. Ao final da reunião, que começou ontem, a Presidência da CNBB (Cardeal Raymundo Damasceno – Presidente; dom José Belisário da Silva – Vice-presidente e dom Leonardo Ulrich Steiner – Secretário Geral) atenderá à imprensa, na Sala de Imprensa, na sede da Conferência, em Brasília.

O Conselho escolhe, hoje, os bispos que deverão compor cada uma das 12 Comissões Pastorais cujos presidentes foram eleitos pela Assembleia da CNBB, em maio.

Serão escolhidos também os membros para o Conselho Nacional Pró-Santuário Nacional de Aparecida, Conselho Econômico, Conselho Fiscal, Comissão de Textos Litúrgicos, Comissão para os Tribunais Eclesiásticos, Conselho Diretor do MEB, Comissão para a Evangelização, Comissão para a Amazônia, Comissão para a Missão Continental e Presidência das Edições da CNBB.

O Conselho confirmará, ainda, os nomes dos assessores indicados para as Comissões e homologará outras nomeações.

Outro assunto que consta na pauta do Conselho é a discussão de encaminhamentos para a implementação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), aprovadas na última assembleia da CNBB.

Código Florestal

Na tarde de ontem, os bispos falaram sobre o novo Código Florestal, aprovado pela Câmara e em votação no Senado. O ex-assessor do Ministério do Meio Ambiente, André Lima, expôs ao Conselho as implicações com a aprovação do Código. Segundo Lima, o novo Código incentiva novos desmatamentos e anistia ocupações em áreas com relevância ambiental. O Conselho deverá emitir uma nota sobre este tema até o final de sua reunião.

O Conselho

O Conselho Permanente é composto pela Presidência da CNBB, pelos presidentes das 12 Comissões Episcopais Pastorais e pelos representantes dos 17 Regionais da CNBB, num total de 41 bispos.

O Conselho se reúne três vezes ao ano e é a segunda instância de decisão da CNBB, estando abaixo apenas da Assembleia Geral.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This