COVID-19: Presidência da CNBB mobiliza fiéis em corrente de oração do terço

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou ontem, 18 de março, às 15h30, o Terço Glorioso da Esperança e da Solidariedade transmitido por todas as emissoras de TV e por várias rádios de inspiração católica do Brasil e pela página de facebook da entidade. Na página da CNBB no facebook o terço contou com 105 mil visualizações e em sua página no youtube com 11 mil. Até às 17h do dia 19 de março, conta com 911 mil visualizações.

O terço da Esperança e Solidariedade foi rezado, de diferentes lugares, por membros da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e também pelo cardeal dom Raymundo Damasceno Assis. O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, iniciou a oração do terço.

No oferecimento da oração, ele pediu, especialmente, de coração contrito, paz, coragem e sabedoria aos corações do povo brasileiro para passar coletivamente pela Pandemia do coronavírus que o mundo e o Brasil enfrenta enfrentam. Dom Walmor conduziu a oração do primeiro mistério, onde contempla-se a Ressurreição de Jesus Cristo. Junto à ressurreição de Jesus, e a certeza de sua vitória na cruz, dom Walmor rezou pela vida de tantos irmãos e irmãs que tiveram suas vidas ceifadas pelo coronavírus e por tantas outras doenças.

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e primeiro vice-presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, rezou o segundo mistério, no qual contempla-se a ascensão de Jesus aos céus. “Aos céus elevamos também o trabalho de amor, doação e entrega dos servidores da área da saúde e autoridades médicas à frente do cuidado com os doentes e da divulgação de informações corretas para auxiliar a população a enfrentar este momento”, rezou.

O arcebispo emérito de Aparecida (SP), cardeal dom Raymundo Damasceno Assis puxou a oração do terceiro mistério no qual contempla-se a descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos no Cenáculo. Dom Raymundo pediu também que o Espírito Santo, neste momento, desça sobre os brasileiros, infundindo-lhes com perseverança para enfrentar com fraternidade e mansidão as dificuldades deste tempo e para que, cada pessoa, seja um colaborador, corretamente informado, capaz de tomar os devidos cuidados e orientações médicas para evitar o avanço e a propagação do mal do coronavírus.

No quarto mistério, conduzido pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, foi contemplada a assunção de Nossa Senhora aos céus. “Ao contemplar a assunção de Nossa Senhora aos Céus, pedimos a Deus para iluminar todas as autoridades e governos que estão somando esforços e medidas para atenuar os impactos deste vírus”, rezou dom Joel.

No quinto mistério, rezado por religiosas que atuam em diferentes serviços na sede da CNBB, em Brasília (DF), irmãs  Izabel Patuzzo, Iracélis Maria Dias e Sandra Regina Amado, foi contemplada a gloriosa coroação de Maria Santíssima como Rainha do Céu e da Terra. “Que sejamos disciplinados, obedeçamos às orientações e decisões para nosso bem, e não nos falte o discernimento sábio para cancelamentos e orientações que preservem a vida como compromisso com nosso dom mais precioso”, rezaram.

A conclusão do terço, com a oração de uma Salve Rainha, ficou por conta do presidente da CNBB que conduziu uma bênção a todos que acompanharam a reza pelos diferentes meios e plataformas de comunicação.

Repercussão:

Muitos fieis entraram em contato com a CNBB por telefone, pelo e-mail da sua Assessoria de Comunicação e por suas diferentes plataformas nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc) cumprimentando a entidade pela realização do terço em cadeia nacional e também pedindo a continuidade, como nos exemplos abaixo:

Boa tarde!
Em primeiro lugar venho agradecer aos Senhores a oportunidade que nos deram com o Terço da Solidariedade. Por esta razão venho pedir que organizem outros Terços como este, se fosse possível diariamente. Faz muito bem a todos e principalmente aos idosos que se angustiam e buscam sempre conforto na oração.  Agradeço a atenção.

Maria do Rosário Trompieri

Boa noite!
Escrevo para sugerir que seja rezado outras vezes o terço da esperança e da solidariedade. Nesses tempos difíceis que vamos atravessar e com muitas pessoas isoladas em duas casas é um momento de oração que nos conforta e nos dá esperança. Façam outras vezes, na frequência que for possível. Obrigada. Que Deus nos abençoe,

Maria da Glória

Boa noite!
Como superintendente da TV Diário do Sertão, na cidade de Cajazeiras, no sertão da Paraíba, quero comunicar que estamos unidos com a CNBB na corrente de oração. Transmitimos hoje e continuaremos.

José Dias Neto

Colaboradores em plantão rezam o terço, mantendo distanciamento, na sede da CNBB em Brasília (DF). Foto: Comunicação CNBB

Tags:

leia também