Presidência do CELAM inicia visita ao Vaticano

Tem início nesta quarta-feira, 24, a visita anual da Presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) ao Vaticano. A presidência é composta pelo Arcebispo de Tlalnepantla (México), Dom Carlos Aguiar Retes, e por dois Vice-Presidentes, Card. Rubén Salazar Gómez, Arcebispo de Bogotá, e Dom Dimas Lara Barbosa (foto), Arcebispo de Campo Grande. Integram ainda a presidência o Secretário-Geral, o Ecônomo e o Secretário-Geral Adjunto.

 O ápice da viagem será na quinta-feira, 25, com a audiência com o Papa Francisco. “Será um reencontro entre amigos, agora marcado pelo fato inédito de ser o primeiro papa que procede da América Latina. Esta novidade não somente enche de alegria e de saudável e legítimo orgulho a Igreja de Deus na América Latina, mas aumenta a responsabilidade católica e missionária”, lê-se num comunicado da instituição.

Esta visita tem como finalidade informar à Santa Sé os programas que o CELAM realiza a serviço dos Episcopados da América Latina, e compartilhar orientações e preocupações relativas ao caminho da Igreja na região. Para isso, foram agendados encontros na Secretaria de Estado, na Pontifícia Comissão para a América Latina, na Congregação para a Doutrina da Fé, na Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, entre outros.

Esta viagem da Presidência do CELAM adquire uma importância maior levando em consideração que precede a XXXIV Assembleia ordinária deste organismo, que se realizará em Cidade do Panamá de 14 a 17 de maio.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This