Presidente da CNBB celebra missa na igreja onde é titular na diocese de Roma

Na antevéspera do início do Conclave que vai eleger o sucessor de Bento XVI, o cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, celebrou missa neste domingo, 10 de março, na igreja onde é titular na diocese de Roma, a Igreja da Imaculada Conceição e São João Berchmans, na Via Tiburtina. 

Informações do site da Arquidiocese de Aparecida:


 Dados da Paróquia de Santa Maria Imaculada e São João Berchmans

 A Igreja dedicada a Virgem Imaculada foi construída sob a inspiração do Papa São Pio X, em 1906 e concluída parcialmente em 1909, quando foi solenemente consagrada. Posteriormente a Paróquia também foi dedicada a São João Berchmans, santo jesuíta belga, em alusão a comunidade católica belga que contribuiu para a edificação daquele templo em Roma.

O projeto de construção da igreja é do Arquiteto Francesco Storchi. Os trabalhos começaram em 1906 e terminaram em março de 1909. No dia 13 de março, o Eminentíssimo Cardeal Mecier, Bispo de Malines, na Bélgica, consagrou o templo e o altar maior e o edifício foi aberto ao culto.

A arquitetura da Igreja é de estilo românico-gótico. Em seguida da construção da igreja, foi proposta a construção da torre para os sinos.   Iniciou-se, pois, uma arrecadação de fundos necessários para este fim. Porém a Primeira Guerra Mundial e a crise econômica que se estabeleceu nesse período, impediram a imediata realização do projeto.   Os moradores da paróquia, com muito sacrifício, se propuseram em arrecadar juntos os recursos necessários para realização do projeto. Esta oferta, somada a uma contribuição do Estado permitiram a construção da torre, que foi inaugurada no dia 07/12/1929.

No dia 15 de agosto de 1942, em plena guerra mundial, os fiéis da paróquia fizeram a promessa de embelezar a igreja com pinturas artísticas. Começaram a inscrição para receber doações para este fim. No ano de 1946, a promessa começou a se tornar realidade.

O pintor Mario Prayer deu inicio a decoração da abóboda e ao final do ano de 1946, a pintura já estava terminada. A obra exalta o triunfo da Virgem entre os Santos e os Mártires. Ao lado do Presbitério, se agregaram pinturas que reproduzem a proclamação do Dogma da Imaculada e de uma peregrinação dos fiéis da paróquia a Lourdes. A inauguração aconteceu no dia 21 de novembro de 1946, festa da Apresentação de Nossa Senhora.

Nos anos sucessivos, realizou-se a decoração dos arcos e da nave central e toda a obra foi inaugurada no ano Mariano de 1953-1954.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This