Regional Leste 2 inicia a articulação da Pastoral Universitária

O trabalho de revitalização da Pastoral Universitária em Minas Gerais e Espírito Santo será feito a partir das províncias eclesiásticas

Lideranças estiveram reunidas no último sábado, dia 10 de dezembro para a primeira reunião de articulação da Pastoral Universitária no regional Leste 2, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro ocorreu na sede da entidade em Belo Horizonte (MG).

A atividade contou com a presença do bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB no regional L2, dom João Justino de Medeiros Silva, e o assessor do Setor Universidades da CNBB, Pe. Danilo Pinto. Também estiveram presentes os coordenadores de Pastoral Universitária arqui/diocesanos e coordenadores de outros dispositivos pastorais neste âmbito, como o Movimento Universidades Renovadas (MUR) e a PUC – Minas, maior universidade católica do mundo. Durante o encontro, foi apresentado o processo histórico de formação dos regionais da CNBB e do trabalho pastoral com a comunidade universitária na Igreja no Brasil. Também foram conhecidas as experiências pastorais no âmbito universitário, realizadas por organismos arqui/diocesanos, movimentos e instituições de ensino superior católicas.

Na reunião, foram identificados coordenadores por províncias eclesiásticas e um secretário para o grupo: Província de Almenara, ficou o professor Andres Libardo; Província de Belo Horizonte, Ismael Deyber; Província de Pouso Alegre, padre Alexandre Nogueira; Província de Mariana, padre José Sebastião; Província de Uberaba, irmã Maria Maura e Província de Juiz de Fora, Greiciely Santos. 

D. João Justino, bispo referencial para a comissão no regional, explica a metodologia escolhida: “Considerando que o regional Leste 2 da CNBB tem como uma das metas para o quadriênio (2015- 2019) revitalizar o trabalho pastoral, a partir das províncias eclesiásticas que são em número de oito, num total de trinta e duas dioceses, nós também nos comprometemos a fazer o trabalho de revitalização da Pastoral Universitária, a partir das províncias eclesiásticas”.

Por fim, foi construída, de forma colaborativa, uma proposta de articulação para a pastoral Universitária do regional Leste 2, que constará das seguintes metas: fortalecimento das experiências de base (grupos nas IES), encontro de formação para os coordenadores diocesanos, que acontecerá nos  dias 03 e 04 de junho de 2017,  e, numa parceria com o Setor Universidades e a APAC, um projeto socioeducativo dos universitários junto aos encarcerados. 

Com informações do Setor Universidades da CNBB

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This