Presidente da Conferência Episcopal da Venezuela diz que Igreja tem o direito de se pronunciar sobre questões morais

Durante a 95ª Assembleia Ordinária dos Bispos do Venezuela, o presidente da Conferência Episcopal daquele país e arcebispo de Maracaibo, dom Ubaldo Santana Sequera, defendeu o direito dos bispos a pronunciarem juízos morais sobre questões relativas à ordem política.

A comunidade política e a Igreja, embora com funções diferentes e justamente separadas, estão ambas, “ao serviço do desenvolvimento integral de cada ser humano e da sociedade no seu conjunto”, disse o arcebispo.

De acordo com a Agência Fides, dom Ubaldo irá continuar a expressar a sua opinião, “quando for solicitado, sobre os direitos fundamentais do homem”. Ele lembrou ainda a tensão que se verificou no ano passado entre o Governo e o Cardeal Jorge Urosa, que acusara o executivo de conduzir o país rumo a uma ditadura marxista.

“Os bispos têm consciência de que o trabalho em prol de uma ordem justa na sociedade cabe aos leigos, como cidadãos livres e responsáveis, esforçando-se para contribuir para uma configuração adequada da vida social”, disse o bispo, “e a nós e ao clero cabe contribuir para a purificação da razão e para o despertar moral das forças necessárias para construir uma sociedade justa e fraterna”, completou.

CNBB com Rádio Vaticano

Na foto: dom Ubaldo é o que está de pé

Tags:

leia também