“Procurarás a justiça e nada além da justiça” (Dt 16, 11-20)

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo  de Campos (RJ)

Iniciou-se, dia 02 de junho, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, inspirada pelo lema bíblico do Livro do Deuteronômio, já citado acima. A reflexão foi preparada pelos cristãos da Indonésia e quer chamar atenção para a nova justiça da graça libertadora, que vem transformar relacionamentos marcados pela opressão, desigualdade e a depredação da Criação, pelo lucro voraz dos interesses do capital financeiro.

A Indonésia, um país majoritariamente muçulmano, apresenta dois princípios importantes para a convivência humana e cristã: o lema Bhineka Tunggai Ika, que significa unidade na diversidade, lembrando que este país vive uma diversidade muito intensa de etnias, idiomas e religiões; e o segundo princípio, gotong royong, que expressa o desejo firme de viver em solidariedade e colaboração, partilhando bens e trabalhos, construindo fraternidade.

No Brasil, este momento de busca de unidade dos cristãos é de suma relevância, pois os seguidores de Cristo devem ajudar o povo na construção de um projeto político nacional, alicerçado na justiça inclusiva, e a serviço da vida para todos/as. Por vezes, percebe-se em certos espaços, um fundamentalismo virulento e agressivo, que não só se distancia do Reino de unidade, paz, justiça e amor, mas alimenta a divisão e a submissão ao poder arbitrário.

Queremos fazer parte desta grandiosa corrente de oração, valorizando nossas identidades e convergências, esperando a força, coragem e ternura do Espírito Santo, que sempre nos leva ao encontro dos pobres para com eles celebrar a festa da fartura da vida e da beleza, e integridade da Criação. Deus seja louvado!

Share This