Província Eclesiástica de Mariana cria comissão permanente sobre meio ambiente

Uma comissão permanente para discutir questões ligadas ao meio ambiente na Província Eclesiástica de Mariana (MG) foi a principal decisão tomada na reunião, realizada na última quinta-feira, 19,na Catedral de Itabira (MG). “As nossas discussões e conversas sobre meio ambiente já vêm ocorrendo há tempos e já surgiram em outras reuniões da nossa província. Foi aprofundada em um seminário específico, cujos resultados foram aqui apresentados e hoje ganhou novas contribuições, apontando também para novos encaminhamentos. Entre os encaminhamentos está a constituição de uma comissão permanente formada por representantes das dioceses para levar adiante esta discussão”, explicou o arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha. 

 A proposta de criação da comissão surgiu a partir do encontro “Meio Ambiente: compromisso com a vida, corresponsabilidade de todos”, promovido pela Província em novembro, na cidade de Conceição de Ipanema, localizada na diocese de Caratinga (MG). Mais de 100 participantes discutiram durante três dias os problemas enfrentados pelos municípios no contexto ambiental. Os resultados do encontro foram debatidos na reunião em Itabira.

Uma “Carta Compromisso” foi apresentada e aprovada pelos representantes das quatro dioceses que compõem a Província (arquidiocese de Mariana; diocese de Itabira e Coronel Fabriciano; diocese de Caratinga; e diocese de Governador Valadares). Na carta, as dioceses comprometem-se, entre outras coisas, a promover, apoiar e valorizar diversas ações que envolvam a defesa do meio ambiente. “O que está em jogo é a qualidade de vida. Vida do planeta e do ser humano. E é exatamente por causa disso que a Igreja entra nesta discussão. Esta questão tem suas vertentes econômicas, sociais, políticas, mas tem para nós cristãos uma questão central: a vida humana que depende da vida do planeta”, defendeu dom Geraldo.

Para criação da comissão, as quatro dioceses comprometeram-se a enviar o nome de um padre e dois leigos para composição do grupo. Também serão convidados representantes da diocese de Guanhães (MG). Os nomes serão divulgados no mês de março.

Jubileu

Após a reunião, foi celebrada uma missa em ação de graças aos cinquenta anos da criação da diocese de Itabira/Cel. Fabriciano. A missa foi presidida pelo arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha e concelebrada pelos bispos de Itabira/Fabriciano, dom Marco Aurélio Gubiotti; de Caratinga, dom Emanuel Messias; de Governador Valadares, dom Antônio Carlos Félix; além do bispo emérito de Itabira/Fabriciano, dom Lélis Lara e padres que participaram da reunião. “Nós estamos, neste ano tão importante para a diocese, celebrando o Jubileu Áureo de sua criação. A reunião da Província acontece aqui, hoje, neste sentido, de possibilitar a participação dos bispos, padres e leigos envolvidos nos trabalhos pastorais das quatro dioceses que formam a Província, nas nossas comemorações do jubileu”, explicou o bispo de Itabira/Fabriciano, dom Marco Aurélio.

Com informações da arquidiocese de Mariana

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This