CNBB

Domingo, Dez 21st

Last updateSeg, 22 Dez 2014 9am

Você está aqui: Home Publicações Imprensa, Pastorais e Organismos Alteração no Episcopado Nomeados novos bispos para Criciúma e Bragança Paulista

Publicações

Nomeados novos bispos para Criciúma e Bragança Paulista

O papa Bento XVI anunciou hoje, 16, a nomeação dos novos bispos para as dioceses de Criciúma, em Santa Catarina, e de Bragança Paulista, no estado de São Paulo. Para a diocese catarinense, vacante desde julho de 2008, o papa nomeou dom Jacinto Inácio Flach, 57, transferindo-o da arquidiocese de Porto Alegre, onde era bispo auxiliar há cinco anos.

Para a diocese de Bragança Paulista foi nomeado dom Sérgio Aparecido Colombo, transferido da diocese de Paranavaí (PR). Dom Sérgio sucederá a dom José Maria Pinheiro, 71, cujo pedido de renúncia foi aceito por Bento XVI, conforme o Cânon 401 §2 º do Código de Direito Canônico.

O novo bispo de Criciúma é gaúcho de Bom Princípio. Ordenado padre em 1988, foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre em novembro 2003 e recebeu a ordenação episcopal em 5 de fevereiro de 2004. Com mestrado em Teologia Espiritual na “Pontifícia Facoltà di Teologia  Teresianum”, dom Jacinto tem como lema episcopal: “Anuncio-vos a misericórdia do Senhor”.

Já dom Sérgio Aparecido, 55, é natural de Cajobi (SP). Recebeu a ordenação presbiteral em agosto de 1980. Foi nomeado bispo auxiliar de São Carlos em outubro de 2001, recebendo a ordenação em janeiro do ano seguinte. Foi auxiliar de São Carlos de 2002 a 2003 e assumiu a diocese de Paranavaí em janeiro de 2004. Tem como lema episcopal: “Como aquele que serve”.

A CNBB, através de sua assessoria de imprensa, cumprimenta dom Jacinto e dom Sérgio pela nomeação, desejando-lhes os melhores votos de uma missão frutuosa em suas novas dioceses. Agradece, também, a dom José Maria pelos relevantes serviços prestados à diocese de Bragança Paulista, bem como ao padre Wilson Buss, administrador diocesano de Criciúma.

Campanha da Fraternidade

CE 2014

Liturgia em Mutirão III