Quadro “Brasil na missão continental”, do Vatican News, fala das marcas do povo amazônico

Na última edição do quadro “Brasil na missão continental”, publicada em formato de podcast no portal do Vatican News fala o monsenhor Nereudo Freire Henirque, o ecônomo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fala sobre a solidariedade que, segundo ele, é um traço marcante dos povos da Amazônia.

O foco da sua fala é o esforço econômico realizado para manter o processo missionário de presença da Igreja junto a estes povos neste grande bioma. Segundo monsenhor Nereudo a missão nesta região do país tem a necessidade grandes deslocamentos, recursos técnicos e suportes financeiros. “Para tudo isto, é necessário que haja financiamento”, disse.

O povo da Amazônia é um povo empobrecido, mas ricos em vida e que partilham os frutos da terra. A partilha, a solidariedade e a ajuda são traços marcantes dos povos da Floresta. Na avaliação do monsenhor Nereu isto se caracteriza como uma forma de economia de trocas baseada na solidariedade.

Monsenhor Nereudo, que também coordenador da parte econômico-financeira da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) – e atua, portanto, também no âmbito das atividades da Igreja no contexto da Amazônia falou das dificuldades enfrentadas para o trabalho missionário da Igreja nesta região. “Para visitar algumas comunidades, passa-se de um a dois dias numa barca. Ás vezes só se desloca de avião”, disse.

Para este trabalho, monsenhor Nereu falou também da solidariedade da Igreja, por meio do projeto Igrejas Irmãs, que tem garantido que a evangelização se fortaleça cada vez mais e a Igreja consiga chegar cada vez mais longe.

Ouça aqui o podcast: https://www.vaticannews.va

Tags:

leia também