Rede Igrejas e Mineração e GT da CNBB divulgam vídeo sobre visita a Brumadinho

Os momentos emocionantes da visita a Brumadinho (MG) do enviado do Papa Francisco, monsenhor Bruno-Marie Duffé, agora estão disponíveis em vídeo. Pelas lentes de Rurian Valentino e som direto de Pedro Faria, o GT de Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Rede Igrejas e Mineração oferecem os destaques dos dias de seminário sobre mineração em Belo Horizonte (MG) e a visita à comunidade do Córrego do Feijão, em Brumadinho, nos dias 17 e 18 de maio.

“O homem que está de frente a vocês não é um oficial de uma instituição oficial, mas simplesmente um servidor da missão do Papa Francisco”, disse monsenhor Bruno-Marie à comunidade de Brumadinho, revelando seu desejo de estar próximo aos familiares das vítimas do rompimento da barragem de rejeitos de mineração que aconteceu no dia 25 de janeiro deste ano.

Na maior parte do vídeo, o fundo musical é da música “Lamento”, de autoria do bispo auxiliar de Belo Horizonte dom Vicente Ferreira. O Congo de São Benedito também dá o tom de um trecho da produção que remete à esperança, cantando “Ave-Maria e Sua casa cheira”.

O vídeo, além de registrar a visita do representante do Papa Francisco, divulga o trabalho do GT de Mineração da CNBB, junto à Rede Igrejas e Mineração, na denúncia do modelo minerário em curso no Brasil, que favorece a ocorrência de tragédias e crimes socioambientais.

 

 

Confira o vídeo:

Share This