CNBB

Quarta, Jul 23rd

Last updateQua, 23 Jul 2014 4pm

Você está aqui: Home Regionais Leste 2 Santuário Nossa Senhora da Piedade é eleito uma das mais belas paisagens de Minas Gerais

Santuário Nossa Senhora da Piedade é eleito uma das mais belas paisagens de Minas Gerais

santuario_piedade01As belezas e riquezas naturais, além do patrimônio histórico, arquitetônico e paisagístico do Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, em Minas Gerais, foram mais uma vez reconhecidos. Em uma eleição no estado, o Santuário foi escolhido um dos cinco mais bonitos pelos leitores do Jornal Estado de Minas, que promove o Concurso Paisagens Mineiras.

Os leitores escolhem e votam na imagem que eles consideram a mais representativa do patrimônio natural e arquitetônico de Minas Gerais pelo site www.paisagensmineiras.com.br.

A escolha do Santuário chega em momento especial: as celebrações dos 50 anos de consagração de Nossa Senhora da Piedade como padroeira de Minas Gerais que serão festejados durante a Semana Jubilar Missionária do dia 24 de julho a 1º de agosto. É justamente o Santuário que guarda a Santíssima Mãe – Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais.

O Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade está localizado a 48 km da capital mineira e a 16 km do município de Caeté, no alto da montanha, a 1746 metros acima do nível do mar. Além de ser um local convidativo à reflexão, à oração e ao encontro com Deus, o Santuário é uma atrativa opção para quem procura um momento de relaxamento e contato com a natureza.

Em 1956, o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Santuário de Nossa Senhora da Piedade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), através do Processo de nº 526-T-55; Inscrição nº316, Livro Histórico, folha 53; Inscrição nº 16, Livro Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, folha 04, de 26 de setembro de 1956.

Dois fatos importantes marcaram o ano de 2004: O governador do estado sancionou a Lei nº 15.178/04, em 16 de junho, que define os limites de conservação da Serra da Piedade, considerada Área de Proteção Ambiental, em cumprimento do disposto no & 1º. do Art. 84 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do estado de Minas Gerais. E o tombamento Municipal do Conjunto Cultural, Arquitetônico, Paisagístico e Natural da Serra da Piedade - Decreto no.2.067/04, de 20 de dezembro de 2004.

Do alto do Santuário, em dias claros, é possível ter uma das mais belas vistas das montanhas de Minas. Em dias mais frios e nublados, o espetáculo é ainda mais bonito. Do topo da Serra da Piedade descortina-se uma deslumbrante paisagem do verde das matas subindo e descendo montanhas, de onde avista-se também cinco cidades: Belo Horizonte, Caeté, Lagoa Santa, Raposos e Sabará.

O papa João XXIII proclamou Nossa Senhora da Piedade Padroeira do Estado de Minas Gerais, em 1958.

Liturgia em Mutirão III

Amazônia

Copa do Mundo