CNBB

Sexta, Jul 25th

Last updateSex, 25 Jul 2014 2pm

Você está aqui: Home Regionais Nordeste 3 Diocese de Ilhéus celebra os 100 anos de criação

Diocese de Ilhéus celebra os 100 anos de criação

Ilheus100anosCom o lema: “O que vimos e ouvimos nós anunciamos”, a diocese de Ilhéus (BA) celebra, no próximo dia 11 de novembro, o início das festividades do centenário de sua criação. Criada pelo papa Pio X, em 1913, pela bula Majus animarum bonum, as dioceses de Barra, Caetité e Ilhéus, foram desmembrandas do território da diocese de São Salvador da Bahia.

“A concepção do jubileu brotou da prática do descanso sabático que deu origem ao ano sabático, como  a temos atestada em Levítico 25,8-12: ‘Contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos,isto é, o tempo de  sete semanas de anos, quarenta e nove anos. No sétimo mês, no décimo dia do mês, farás ressoar o toque da trombeta; ... Declarareis santo o quinquagésimo ano e proclamareis a libertação de todos os moradores da terra. O quinquagésimo ano será para vós um ano jubilar... O jubileu será para vós coisa santa’”, destacou o bispo diocesano, dom Mauro Montagnoli.

“Celebramos o Jubileu de Ouro da criação da nossa diocese de Ilhéus. O jubileu deve ser, para todos nós, tempo de profunda reflexão e ao mesmo de tomada de consciência da nossa missão comum de fazer acontecer a proposta de Jesus: a evangelização dos pobres, a libertação dos cativos e a recuperação da vista aos cegos (cf. Lc 4,18). Temos a responsabilidade de tornar presente a utopia do jubileu”, ressaltou dom Mauro.

Liturgia em Mutirão III

Amazônia

Copa do Mundo