CNBB

Segunda, Set 01st

Last updateSeg, 01 Set 2014 1pm

Você está aqui: Home Regionais Norte 1 Diocese de Alto Solimões acolhe encontro Regional de leigos

Diocese de Alto Solimões acolhe encontro Regional de leigos

EncontroLeiosTabatinga“Ajudar os leigos a aprofundarem sua vocação e missão e articular o laicato da diocese”. Estes foram os objetivos do encontro de leigos realizado pelo Regional Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima) e pelo Setor Leigos da CNBB. O encontro aconteceu no último fim de semana, dias 21 e 22, e foi acolhido pela diocese de Alto Solimões, em Tabatinga (AM).

O assessor do Setor Leigos da CNBB, Antônio Geraldo Aguiar, orientou a reunião que teve a participação de 60 pessoas vindas de sete das nove dioceses e prelazias que compõem o Regional.  Aguiar falou sobre a vocação e a missão dos leigos a partir do documento 62 da CNBB (Missão e Ministérios dos cristãos leigos e leigas) e também sobre o Conselho de Leigos.

A missionária Kátia Francisco da Costa Serudo, 52, membro da Equipe de Articulação do Laicato no Regional, destacou a importância do encontro e o fato de ter sido realizado pela primeira vez na diocese de Alto Solimões.

“Nossa maior dificuldade na articulação dos leigos [no Regional] são as distâncias e a questão financeira. Por isso, foi muito positiva a realização, pela primeira vez, de um encontro de leigos em nível Regional em Tabatinga”, disse Kátia.

Kátia ressaltou, ainda, “a presença em massa de jovens” no encontro de Tabatinga e falou de suas expectativas a partir da reunião. “A expectativa é de que, a partir deste encontro, haja a articulação [dos leigos]”, explica.

Uma equipe de seis pessoas, de três paróquias da diocese, foi formada para iniciar a organização do laicato de Alto Solimões com vista a formar o Conselho Diocesano de Leigos. “Este ano ainda pretendemos voltar [à diocese de Alto Solimões] para dar uma formação específica para o laicato”, disse Kátia.

Liturgia em Mutirão III

Amazônia

Copa do Mundo