CNBB

Sábado, Nov 29th

Last updateSex, 28 Nov 2014 5pm

Você está aqui: Home Regionais Oeste 2 Diocese de Rondonópolis realiza assembleia diocesana de pastoral

Diocese de Rondonópolis realiza assembleia diocesana de pastoral

assembleiarondonopolis40Nesta sexta-feira, 12, ocorreu a abertura da 40ª Assembleia diocesana de Pastoral, da diocese de Rondonópolis (MT). Cerca de 110 pessoas participaram do evento que reuniu padres, religiosos, seminaristas, leigos e coordenadores de pastorais. Com o objetivo de realizar uma avaliação das atividades de 2010 e traçar metas para o próximo ano, representantes de 15 paróquias participaram das atividades programadas pela diocese de Rondonópolis (MT).

“É preciso ter os olhos abertos e o coração em chama para ver a realidade atual e responder com a Boa Nova do Evangelho aos adultos, jovens e crianças dos tempos atuais”, disse o bispo de Rondonópolis, dom Juventino Kestering, durante a homília na missa de abertura da assembleia, enfatizando o perfil da caminhada da Igreja desde o Concilio Vaticano II até os dias atuais.

No sábado, 13, os trabalhos iniciaram com o relato de cada paróquia sobre a vida pastoral e suas dificuldades. O pároco da Catedral Santa Cruz e vigário Geral da diocese, padre Gunther Lendbrald, fez uma reflexão sobre “A Missão Evangelizadora da Igreja e o Compromisso Social da Pessoa Cristã”.

Dentre os temas refletidos, foi discutida a “Organização da diocese em Setores como metodologia pastoral que objetiva a partilha e a comunhão eclesial”. Ainda durante o encontro, foram realizados painéis que envolveram a pastoral da criança, da sobriedade, pastoral familiar, entre outras. Uma comissão também foi constituída para organizar o programa de ação com um calendário que inclui encontros entre setores, capacitação para agentes de pastorais e oficinas de comunicação, dentre outros.

“Insisto na importância da comunhão, da solidariedade entre as paróquias e comunidades, na mútua ajuda e também na partilha econômica das paróquias com melhores condições em ajudar as paróquias com menos condições”, disse o pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, padre Ademilson Lopes de Assunção, durante aprofundamento sobre o tema “Sentido de Pertença”.

Durante a assembleia, os participantes também tiveram um momento para programar as atividades em comemoração ao jubileu da diocese, que ocorrerá no dia 10 de julho de 2011. Os trabalhos se estenderam até domingo, 14, e se encerraram com uma missa.

Congresso Eucarístico

CE 2014

Liturgia em Mutirão III