CNBB

Sexta, Mai 22nd

Last updateSex, 22 Mai 2015 7pm

Você está aqui: Home Regionais Sul 2

Sul 2 (Paraná)

Dom Anuar é eleito presidente do Departamento de Vocações do Celam

O Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), reunido por ocasião da 35ª Assembleia Geral da entidade, em Santo Domingo, capital da República Dominicana, elege os novos membros e presidentes dos Departamentos. O arcebispo de Maringá (PR), dom Anuar Battisti, foi eleito nesta quinta-feira, 14 de maio, presidente do Departamento de Vocações e Ministérios (DEVYM) da entidade.

Leia mais:Dom Anuar é eleito presidente do Departamento de Vocações do Celam

Arquidiocese de Curitiba emite nota de repúdio à violência

Diante dos fatos ocorridos nas proximidades da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, entre os dias 28 e 29 de abril, a arquidiocese de Curitiba (PR) emitiu nota de repúdio à violência.

“A violência, venha de onde vier, é sempre a pior alternativa: fere-se a liberdade, golpeia-se a dignidade da vida, esvazia-se o princípio democrático, as instituições desfiguram-se e os direitos perdem a sua centralidade”, expressou a arquidiocese.

Leia mais:Arquidiocese de Curitiba emite nota de repúdio à violência

Padre Luiz Gonçalves Knupp é ordenado bispo

Nomeado para a diocese de Três Lagoas (MS), o padre Luiz Gonçalves Knupp recebeu a ordenação episcopal, na sexta-feira, dia 24, na catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória, em Maringá (PR), arquidiocese na qual era presbítero. A celebração foi presidida pelo arcebispo local, dom Anuar Battisti.

Leia mais:Padre Luiz Gonçalves Knupp é ordenado bispo

Morre o bispo de Paranaguá, dom João Alves dos Santos

A diocese de Paranaguá (PR) comunicou, na manhã de hoje, 09, o falecimento do bispo diocesano, dom Frei João Alves dos Santos, aos 58 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, com complicações de saúde, e veio a óbito por falência múltipla de órgãos.

Leia mais:Morre o bispo de Paranaguá, dom João Alves dos Santos

Estado de saúde de dom João Alves exige cuidados

A diocese de Paranaguá (PR) comunicou, por meio de nota, sobre  o estado de saúde do bispo diocesano e responsável pela Pastoral Afro-Brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Alves dos Santos. Ele prossegue internado no hospital Santa Catarina, com quadro clínico que exige cuidados. Dom João Alves está sedado e respira com ajuda de aparelhos. 

Na nota, o vigário geral da diocese de Paranaguá (PR), padre Carlimar Gonçalves de Holanda, pede orações pela recuperação de dom João. "Diante do quadro clínico contamos com a oração de todos por ele e por nossa diocese de Paranaguá", expressou padre Carlimar. 

Com informações da diocese de Paranaguá. 

Arcebispo de Curitiba toma posse

O arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antônio Peruzzo, tomou posse oficialmente durante missa celebrada no dia 19, solenidade de São José Esposo de Maria. Cerca de 5 mil pessoas acompanharam a celebração na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em Curitiba. O arcebispo de São Paulo (SP) e presidente do regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Odilo Pedro Scherer, presidiu o início da cerimônia.

Leia mais:Arcebispo de Curitiba toma posse

Campanhas

Unidade dos Cristãos

Liturgia em Mutirão III