Regional Centro-Oeste da CNBB promove curso sobre a arte de presidir a liturgia

A Comissão de Liturgia do Regional Centro-Oeste da CNBB (Distrito Federal e os estados do Goiás e Tocantins) promove, desde segunda-feira, 19, em Goiânia (GO), um curso sobre como presidir a liturgia. Participam do curso padres de diversas dioceses do regional,  os alunos do curso de teologia do Instituto Santa Cruz, seminaristas de institutos religiosos, leigos e religiosas.

“A articulação e a formação litúrgica são um desafio permanente, especialmente em nosso Regional, devido às enormes distâncias entre as dioceses. Mas estamos fazendo nossa parte.  A Liturgia é o coração da Igreja. Para que isso se concretize é indispensável o ministério da presidência. Por isso o tema escolhido: a arte de presidir a divina liturgia”, disse o bispo responsável pela liturgia no Regional, dom Adair José Guimarães, da diocese de Rubiataba-Mozarlândia (GO).

Os assessores dos dois primeiros dias do encontro foram a liturgista e professora Maria de Lourdes Za-varez e  o assessor da Comissão para a Liturgia da CNBB, Carlos Gustavo Haas. Eles trabalharam o conteúdo da mística da presidência, com ênfase na postura corporal e espiritual do presidente.

Segundo, padre Gustavo a presidência da liturgia é uma função tanto social quanto eclesial, mas quem preside é Cristo.  “A comunidade cristã não é apenas uma realidade social. Ela é permeada pelo mistério da Trindade. Quem preside realmente é Cristo, representado por aquele que preside a assembléia”, ex-plicou. “Como ato social, quem preside dirige, representa e se torna responsável”, Acrescentou.

A professora Maria de Lourdes Zavarez, falou sobre o rito na liturgia como fonte de espiritualidade li-túrgica, “que nos motiva pela experiência da ação do Espírito em nossa vida”. “Essa ação do rito envolve todo nosso ser, os nossos gestos corporais, nos levando e nos mostrando o sentido teológico que permite a ação do Espírito em nós”, disse.

Hoje e amanhã, assessoram o encontro os liturgistas, padre Joaquim Cavalcante e padre José Moreira. Eles tratarão de temas como a homilia, o decoro da celebração e a prece eucarística. O curso termina na sexta-feira, 23.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This