Regional discute mudanças climáticas e Justiça Social

Cerca de 90 pessoas das dioceses e prelazias do Regional Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima) participaram no fim de semana, dias 26 a 28, em Manaus (AM), do Seminário sobre Mudanças Climáticas e Justiça Social. O encontro teve ainda a participação de representantes da Cáritas do Norte e movimentos sociais.

Durante o encontro o assessor Nacional das Pastorais Sociais e Coordenador do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social, Ivo Poletto, fez uma panorâmica dos fóruns com o tema mudanças climáticos e justiça social realizados em várias partes do Brasil. Poletto frisou a necessidade de debater, refletir e trabalhar as grandes questões econômicas, as causas e as políticas governamentais, os efeitos sobre a Amazônia, seus povos. Trabalho esse a ser colocado em rede e partilhado com as outras realidades da nação brasileira.

O professor Antonio Ocimar Manzi, pesquisador do INPA, abordou a temática “Mudanças Climáticas e Aquecimento Global”, enquanto Lucia Ortiz, da Organização Amigos da Terra, falou sobre “Redução de Emissão por Desmatamento e Degradação, Código Florestal e suas consequências para Amazônia”. O seminário teve também a presença e o grito dos povos indígenas.  Davi Kopenawa Yanomami denunciou apresentou trabalho de preservação dos lagos dos ribeirinhos por parte de Tânia Freire (Itacoatiara) e Raimundo Pinheiro (Tefé).

Para o coordenador do Centro de Migrações e Direitos Humanos de Roraima, padre Gianfranco Graziola, o evento foi importante para fortalecer o trabalho desenvolvido com as lideranças no Regional. “O encontro fortaleceu nossa mística, nossa adesão a Jesus Cristo e seu Reino, aprimorou nossos conhecimentos para o acompanhamento e fortalecimento das lideranças e das bases em suas lutas”.

O encontro contou com a participação do vice-presidente do Regional Norte 1 e responsável pelas Pastorais Sociais, dom Alcimar Magalhães, bispo da diocese de Alto Solimões (AM).

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This