Regional Leste 1 discute “a palavra de Deus na vida e na ação pastoral da Igreja”

Na semana passada, dias 29 e 30, aconteceu, na capital fluminense, a 9ª Assembleia do Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro), cujo tema foi “A Palavra de Deus na vida e na ação pastoral da Igreja”. Além dos bispos do Regional, estiveram presentes os assessores e coordenadores de secretariados de pastorais diocesanos e agentes ligados às diversas comissões diocesanas de catequese e bíblia.

O bispo de Valença (RJ), dom Elias Mannig, fez a introdução ao tema apresentando o caminho percorrido pela Igreja no Brasil a partir de exortações pontifícias e de documentos aprovados nas últimas assembleias da CNBB.

Já o bispo de Petrópolis, dom Filippo Santoro, aprofundou o tema “A Palavra de Deus e a Missão da Igreja no Mundo”. “A Palavra de Deus não é apenas um livro, é uma pessoa, é Jesus. É uma Palavra que toca e que transforma a vida da sociedade, disse o bispo”, afirmou dom Filippo.

“É muito importante que cada vez mais penetre em nossas comunidades a consciência de que, em nossas vidas, a bíblia deve estar presente em tudo o que fazemos; que o nosso trabalho seja a partir da Palavra de Deus e, assim, haja uma cultura bíblica a permear todas as dimensões: catequese, círculo bíblico e comunidades eclesiais”, disse o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, durante missa que presidiu no dia 30.

O Regional Leste 1 é composto pelas arquidioceses do Rio e de Niterói, pelas dioceses de Petrópolis, Nova Friburgo, Campos, Valença, Barra do Piraí, Volta Redonda, Itaguaí, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e pela Administração Apostólica São João Maria Vianney.

Ao final da assembléia, foi apresentado o novo site do Regional, que entrará em funcionamento em 30 dias.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This