Regional Leste 2 oferece seminário para chanceleres, secretários e congregações religiosas

A administração eclesial estará em foco nos dias 29 e 30 de outubro, em Belo Horizonte (MG). O regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove, com o apoio da Nunciatura Apostólica no Brasil, o “Encontro para chanceleres, secretários diocesanos, arquivistas e congregações religiosas”.

O evento formativo, aberto aos responsáveis pela administração eclesial no âmbito das dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo também está aberto à participação de interessados de outros regionais da CNBB. “É uma forma do regional poder contribuir com as arquidioceses, dioceses e vida religiosa no campo da administração”, indica o arcebispo de Uberaba (MG) e presidente do regional Leste 2 da CNBB, dom Paulo Mendes Peixoto.

Com assessoria de bispos e especialistas, o encontro vai abordar a comunicação eclesial, relações interpessoais, tendências de gestão eclesial e seus desafios, Direito Eclesial e a função do chanceler, arquivos e documentação.

“São importantes as matérias que serão abordadas. Temáticas de gestão e administração eclesial e desafio para as cúrias, paróquias e instituições religiosas”. Serão os assessores do encontro o arcebispo de Juiz de Fora (MG), dom Gil Antônio Moreira; o bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom Edson José Oriolo dos Santos; o primeiro secretário da Nunciatura Apostólica no Brasil, Josep Lluís Serrano Pentinat; e a professora Mariana Batista do Nascimento, da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

“A relevância do Seminário tem em conta criar uma unidade na administração de nossas entidades, podendo uma colaborar com as outras nos casos mais complicados”, ressalta dom Paulo.

Inscrições, a programação e outras informações sobre pagamento da hospedagem estão disponíveis no site do regional Leste 2 da CNBB.

Share This