Regional NE 4 estuda as novas Diretrizes para a Evangelização

Termina neste domingo, 10, em Teresina (PI), a 21ª Assembléia Pastoral do Regional Nordeste 4 da CNBB (estado do Piauí), com assessoria do vice-presidente da CNBB e arcebispo de São Luís (MA), dom José Belisário da Silva. A assembleia, que começou na quinta-feira, 7, discute as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja Brasil (DGAE), aprovadas pela última Assembléia Geral da CNBB, em Aparecida (SP), em maio deste ano.

“As Diretrizes atualizam as ações da Igreja em conformidade com as mudanças de época e transformações radicais na totalidade da existência, que, muitas vezes provocam perplexidade, ameaçam a vida e levam o ser humano a se afastar dos valores do Reino de Deus”, comenta o secretário executivo do Regional, padre Luiz Eduardo do Nascimento Bastos. “As Diretrizes nos levam a perceber os sinais dos tempos e os desafios que neles se manisfestam”, acrescenta.

DomBelisarioNE4Dom Belisário destacou que as Diretrizes “são simples” e enumerou as cinco urgências pastorais nelas contidas: A Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidade e Igreja a serviço da vida plena para todos.

“As Diretrizes foram feitas para serem usadas. A gente espera que todas as dioceses façam uma leitura atenta dessas  Diretrizes, mas também os vários segmentos da nossa Igreja”, disse o vice-presidente da CNBB.

Participam da reunião os bispos das oito dioceses do Piauí, os coordenadores diocesanos de pastoral, membros da Comissão Regional dos Presbíteros, coordenadores regionais de pastoral, organismos e movimentos.

A missa da assembleia neste sábado, 9, será na comunidade da Vila Irmã Dulce, em Teresina. “A celebração na comunidade já é uma tradição das Assembléias do Regional e um modo de todo aqueles que participam desse acontecimento eclesial, sentirem um pouco das realidades e da vida do povo”, explica o secretário regional.

O encerramento da reunião, amanhã, será com a missa na Capela do Seminário Sagrado Coração, presidida pelo  vice-presidente do Regional e bispo de Oeiras (PI), dom Juarez Sousa da Silva.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This